Governo fará um PAC específico para o setor agrícola, diz ministro
O setor agrícola terá um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) específico e admitiu que o projeto deverá prever, entre outras medidas, juro menor para os financiamentos.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse na última quarta-feira (02) que o setor agrícola terá um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) específico e admitiu que o projeto deverá prever, entre outras medidas, juro menor para os financiamentos.
– Vai sair uma espécie de PAC com questões estruturantes para a agricultura – disse Stephanes durante visita à feira agrícola Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
– Só não posso afirmar se nós vamos apresentá-lo em conjunto com o Plano de Safra, em junho, ou se vamos demorar um pouco mais.
O ministro se recusou a dar mais detalhes do plano. Hoje, a maior parte dos financiamentos agrícolas é feita com juros de 8,75% ao ano. Os produtores pediram, por meio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), uma redução para até 4,5% ao ano.
O ministro lembrou ainda que o próprio PAC já anunciado pelo governo federal prevê obras de infra-estrutura que beneficiam a agricultura.
– Para o Centro-Oeste são três grandes obras, e a região é a que apresenta agora maior limitação para o escoamento da safra.
Apesar de o PAC agrícola prever medidas econômicas como a redução nos juros, a proposta não deve beneficiar a renegociação de dívidas já vencidas, de acordo com o ministro.