Híbrido para terras altas
A RiceTec, empresa que domina a tecnologia de produção e distribuição de sementes de arroz híbrido no Brasil, está desenvolvendo novas variedades para atender as lavouras de terras altas. As experiências iniciaram no ano passado com testes nos estados do Mato Grosso e Goiás e serão ampliadas para a próxima safra. Segundo Renato Luzzardi, gerente de pesquisa da RiceTec, os primeiros resultados são animadores. “Obtivemos resultados muito significativos, onde em alguns casos o híbrido produziu o dobro do que as testemunhas locais, apontando materiais altamente promissores”, destaca Luzzardi.
Os testes para encontrar o melhor híbrido em ambiente de sequeiro deverão se intensificar na próxima safra, já que os bons resultados da primeira colheita precisam ser confirmados. Os planos da RiceTec são de oferecer a partir da safra 2006/07 sementes para cultivo comercial entre produtores do centro-oeste brasileiro. O mercado para variedades de sequeiro se concentra basicamente nos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, onde poderão ser atendidos cerca de 600 mil hectares de lavouras. A empresa mantém áreas de experimentos em sistema de produção irrigada também nos estados de Mato Grosso do Sul e Tocantins e geração de inverno no norte do Brasil.
MERCOSUL – Além de buscar novos mercados no Brasil, com o híbrido para terras altas, a RiceTec está iniciando na safra deste ano a comercialização de suas sementes para produtores de arroz da Argentina e Uruguai, em sistema de produção sob irrigação. Testes foram realizados nas três últimas safras, com resultados positivamente surpreendentes. As variedades estão bastante adaptadas ao clima e às condições destes dois países, que ainda não dispõem desta tecnologia. O projeto da empresa, pioneira e líder em produção de arroz híbrido no mercado brasileiro, é consolidar também sua posição no Mercosul.
Questão básica
As lavouras de híbridos de arroz irrigado da RiceTec ocuparam na safra 2004/05 cerca de dois mil hectares. Para a próxima safra, a área plantada nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul deverão ocupar cerca de seis mil hectares. O crescimento do híbrido está diretamente relacionado ao seu bom desempenho de produtividade. Na safra 2004/05, o híbrido Avaxi, da RiceTec, chegou a render 15,2 mil quilos de grãos em lavouras comerciais. Além da alta produtividade, a excelente sanidade dos grãos e a tolerância ao acamamento são outras características dos híbridos RiceTec. A empresa mantém produção de sementes na safra de verão do Sul e também gerações de inverno em estados do Norte/Nordeste brasileiros.