Hora de estabilidade
Santa Catarina mantém-se como segundo maior produtor brasileiro.
O estado de Santa Catarina manterá a condição de segundo maior produtor de arroz do Brasil, atrás do Rio Grande do Sul e à frente do principal concorrente por esse status, o Mato Grosso. Dados da Conab prevêem um ligeiro aumento na área e estabilidade na produção de arroz catarinense. A área pode subir de 155,9 mil hectares para algo entre 157,5 e 160,6 mil hectares (entre 1% e 3%), com a produtividade estável em 7,050 mil quilos/hectare, a maior do Brasil. A produção saltará dos 1,099 milhão de toneladas para algo entre 1,110 (1%) e 1,132 milhão de toneladas (3%).
Os números da Conab são confirmados pelo Sindicato das Indústrias do Arroz (Sindarroz-SC), que espera estabilidade de produção nos próximos anos, com possibilidade de ligeiro aumento. Segundo a Epagri, o plantio da safra iniciou-se no mês de agosto, especialmente no litoral norte e Baixo Vale do Itajaí, onde o plantio no cedo visa o aproveitamento da soca (rebrote do arroz). Os agricultores estão otimistas em relação à safra pela expectativa de obterem preços melhores para a colheita que inicia-se no final de janeiro de 2008.
O pesquisador José Alberto Noldin, da Epagri, considera que nos próximos anos não ocorrerá aumento significativo na área plantada de arroz irrigado em Santa Catarina, principalmente em função da baixa disponibilidade de áreas aptas, devido às restrições ambientais e/ou limitação na disponibilidade de água. “As áreas, ainda com potencial para serem utilizadas com arroz irrigado, exigem investimentos elevados em infra-estrutura ou estão sendo utilizadas com outras atividades, como pastagens, por exemplo”, explica.
Questão Básica
A safra 2007/2008 tem transcorrido normalmente, exceto por algumas dificuldades ocorridas nos meses de setembro e outubro devido à ocorrência de baixas temperaturas, verificadas no período, mas que não deverão resultar em prejuízos na produtividade, a qual espera mantenha-se acima das sete toneladas/hectare.