I Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado aborda emissão de metano nas lavouras

Ele espera que o evento possa servir para o desenvolvimento de novas tecnologias, pois nele estarão presentes os mais renomados cientistas que trabalham com arroz irrigado no Brasil e exterior, além de extensionistas e produtores.

O pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cimélio Bayer, participa como palestrante do VI Congresso de Arroz Irrigado, que ocorre de 11 a 14 de agosto no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS). Ele espera que o evento possa servir para o desenvolvimento de novas tecnologias, pois nele estarão presentes os mais renomados cientistas que trabalham com arroz irrigado no Brasil e exterior, além de extensionistas e produtores.

– A interação entre esse grupo da cultura do arroz certamente contribuirá para a elevação da tecnologia – prospecta.

Cimélio afirma que atualmente os temas técnicos (produtividade, cultivares, rotação de culturas etc) e ambientais (qualidade e eficiência do uso da água, emissão de metano etc) não podem mais ser encarados de forma isolada, mas sim como as duas faces da sustentabilidade do sistema de produção.

– A integração desses temas é fundamental para uma perspectiva de desenvolvimento e identificação de sistemas sustentáveis de manejo de solos – analisa.

No evento, promovido pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o palestrante irá abordar o tema “Emissão de metano em lavouras de arroz e o potencial de mitigação”.

Cimélio irá trabalhar a face ambiental do sistema de produção do arroz quanto a emissão de metano, sendo contextualizada a participação do cultivo de arroz irrigado na emissão de metano a nível global, nacional e estadual.

– Salientarei ainda o processo de produção e emissão de metano em lavouras de arroz, além de diversos resultados de estudos desenvolvidos numa parceria Irga e Universidade Federal do Rio Grande do Sul quanto ao potencial de diversas práticas agrícolas na mitigação das emissões de arroz, com destaque para o cultivo mínimo e o uso de alta tecnologia de produção – resume.

O VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Irga.

Através do site da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) na Internet – http://www.sosbai.com.br – podem ser obtidas outras informações sobre o VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter