Índia nega a volta de taxas de exportação sobre arrozes branco e parboilizado
(Por Planeta Arroz) O Centro de Políticas Alimentares do Governo da Índia precisou se pronunciar por nota oficial nesta sexta-feira para refratar as informações de reportagens que alegaram ter o Ministério das Finanças imposto uma taxa de exportação de 20% sobre o arroz parboilizado e certos tipos de arroz beneficiado. Anteriormente, a canais de TV também noticiaram que a taxa de exportação havia sido imposta pelo governo, nos moldes do que houve em 2023, causando grande atenção no cenário internacional do arroz.
De acordo com uma reportagem da Bloomberg, autoridades governamentais esclareceram que uma notificação recente foi emitida para implementar atualizações técnicas nos códigos do Sistema Harmonizado de Nomenclatura (HSN), introduzidos no orçamento de 2025-26. Essas mudanças, em vigor a partir de 1º de maio, são puramente processuais, sem impacto nas taxas de impostos vigentes, disseram.
Em outubro do ano passado, o governo removeu todas as restrições à exportação de arroz que estavam em vigor desde setembro de 2022, mesmo tendo decidido manter a proibição à exportação de arroz quebrado. Poucas horas depois de reduzir o imposto alfandegário sobre o arroz parboilizado de 10% para zero, o governo eliminou o preço mínimo de exportação (MPE) de US$ 490 por tonelada para o arroz branco. Isso foi decidido após uma reunião interministerial de alto nível.