Índia prorroga até março sobretaxas sobre arroz parboilizado

 Índia prorroga até março sobretaxas sobre arroz parboilizado

(Por Planeta Arroz) O governo indiano anunciou na sexta-feira (13 de outubro) que decidiu prorrogar por mais cinco meses o direito de exportação de arroz parboilizado, agora em vigor até 31 de março. Inicialmente introduzido em 25 de agosto com data de expiração em 16 de outubro, este direito de exportação, fixado em 20% para o arroz parboilizado, foi implementado para garantir reservas locais suficientes e controlar os preços internos.

O Ministério das Finanças, através de uma notificação, prorrogou esta obrigação até 31 de março de 2024. Com estas restrições, a Índia impôs agora restrições a todas as variedades de arroz não basmati. O arroz branco não basmati representa aproximadamente 25% do total das exportações de arroz do país.

Para aumentar a oferta interna e gerir os preços retalhistas durante a época festiva, o governo já tinha proibido a exportação de arroz branco não basmati em julho. Além disso, as exportações de quebrados de arroz foram proibidas em setembro do ano anterior. Notavelmente, no primeiro trimestre deste ano fiscal (abril-junho), a Índia exportou cerca de 1,55 milhão de toneladas de arroz branco não basmati, um aumento significativo em comparação com as 1,15 milhão de toneladas no mesmo período do ano anterior.

A proibição das exportações de arroz branco não basmati foi implementada devido à escalada dos preços dos cereais e ao aumento dos volumes de exportação. É importante mencionar que a inflação anual dos preços no varejo ou no consumidor da Índia em setembro atingiu o mínimo de três meses de 5,02%.

No que diz respeito às exportações de arroz, a Índia registou exportações totais de arroz basmati avaliadas em 4,8 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2022-23, com um volume correspondente de 4,56 milhões de toneladas.

As exportações de arroz não basmati no último ano fiscal foram avaliadas em 6,36 mil milhões de dólares, com um volume total de 17,8 milhão de toneladas. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, a produção de arroz da Índia registou um aumento significativo, passando de 129,47 milhões de toneladas no ano anterior para cerca de 135,54 milhões de toneladas no ano agrícola de 2022-23, que vai de Julho a Junho.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter