Índia prorroga indefinidamente a taxa de 20% sobre exportação do arroz parboilizado
(Por Planeta Arroz) O governo da Índia prorrogou indefinidamente a tarifa de exportação de 20% sobre o arroz parboilizado, com o objetivo de controlar os preços internos. A taxa foi imposta ao arroz parboilizado no ano passado, em 25 de agosto, e continuaria até 31 de março de 2024. Agora, não há data para o encerramento da cobrança do imposto. Os preços do arroz caíram 10% num mês devido ao aumento da oferta.
O governo iniciou esta medida para manter estoques locais adequados e preços internos sob controle, embora tenha havido apenas um aumento marginal no preço de varejo do arroz no último ano.
De acordo com os dados divulgados no início deste mês pelo Ministério de Estatísticas e Implementação de Programas, a inflação no varejo da Índia foi reduzida até 5,1% numa base anual, em comparação com o máximo de quatro meses de 5,69% em dezembro.
Os preços de todas as variedades de arroz foram reduzidos em até 10% no último mês devido ao aumento da oferta no mercado interno. Com a ajuda destas medidas, o governo indiano avalia que está tornando o grão mais acessível às famílias indianas. Além disso, o arroz não basmati também ficou mais barato em até 7%, enquanto os preços do basmati registaram uma queda de 10%.
Os dados oficiais revelam que também há um declínio nas exportações de arroz parboilizado não basmati da Índia, em comparação com o ano anterior. As exportações atingiram 580 mil toneladas métricas entre abril de 2023 e janeiro de 2024, marcando uma queda de 40 mil toneladas, diante das 620 mil embarcadas no mesmo período de 2022-23.