INMET prevê melhor distribuição de chuvas na próxima safra
A região Centro-Oeste, que nos últimos anos vinha sofrendo adversidades climáticas, pode esperar condições mais favoráveis.
O meteorologista, Francisco de Assis Diniz, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de Brasília, fará nesta terça-feira (29-08), às 14h, na Casa de Tecnologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Expointer, uma palestra sobre tempo e clima, voltada para o setor agropecuário.
Na oportunidade será traçado um panorama das condições climáticas para a próxima safra agrícola brasileira, que está se iniciando. Segundo o meteorologista Luiz Renato Lazinski, do INMET/PR, os prognósticos indicam clima mais favorável para 2006/07, comparativamente às duas últimas safras, quando a estiagem castigou as lavouras do centro sul do país.
– No ano passado sofremos a influência do fenômeno climático La Ninã, que provocou redução e irregularidade na distribuição de chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, especialmente neste último. Este ano, as perspectivas apontam para uma melhor distribuição de chuvas em todo o país, mesmo considerando que dificilmente atingiremos as condições ideais – observa Lazinski.
Também a região Centro-Oeste, que nos últimos anos vinha sofrendo adversidades climáticas, pode esperar condições mais favoráveis. A análise dos dados que sustentam esses prognósticos será detalhada na palestra desta terça-feira.