Investindo no futuro
Cachoeira do Sul vai reforçar o agricluster do arroz.
O agronegócio do arroz é muito importante para Cachoeira do Sul e região. Por isso, a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul está elaborando um conjunto de medidas para fortalecer este setor. O foco está dividido em duas áreas específicas: o escoamento da safra interna, com a melhoria da infra-estrutura de uma malha de 3.028 quilômetros de estradas para transportar a safra até os centros de armazenagem e à indústria.
Apesar da alta precipitação pluviométrica do inverno e primavera no município, há um projeto em andamento para alargar todas as vias interdistritais, compactar as estradas e, ainda, facilitar a infra-estrutura.
O principal projeto da Prefeitura de Cachoeira voltado ao setor, no entanto, visa o fortalecimento do agricluster do arroz no município. Está em elaboração e deve ser aprovado em 2006 um projeto de lei municipal que isenta de tributos e taxas municipais as agroindústrias do setor de arroz que tiverem interesse em se instalar no município.
Segundo dados das secretarias de Indústria e Comércio e de Agricultura e Pecuária, há espaço para mais empresas se instalarem no município, pela abundância de matéria-prima e a gama imensa de produtos a base de derivados de arroz que estão sendo desenvolvidos por novas tecnologias.
PROGRAMAS – O município ainda dispõe de prédios e do Programa de Desenvolvimento Industrial de Cachoeira do Sul (Prodic), que oferece incentivos especiais, como isenções e pagamento até mesmo do aluguel durante o período de instalação de novas empresas. Nos últimos meses, a cidade experimenta uma fase de instalação de novas indústrias, como a Venax, Schmidt Calçados e a Granol, que assumiu o complexo de produção de óleo de soja da Centralsul.
As empresas que se instalam em Cachoeira do Sul também são favorecidas por programas de incentivos do Governo do Estado, que criou linhas preferenciais de financiamento para a chamada metade sul gaúcha, onde concentra-se a produção orizícola e situa-se o município.A aproximação com a cadeia produtiva acontecerá de 22 a 28 de maio de 2006, quando o município promove a 14ª Fenarroz. As indústrias locais também receberão apoio para novos investimentos.