Irga, Apex, CNA e Farsul unem forças pelo projeto Agro.BR

 Irga, Apex, CNA e Farsul unem forças pelo projeto Agro.BR

Reunião encaminhou acordo. (Sérgio Pereira)

(Por Sérgio Pereira, Irga) O presidente do Irga, Rodrigo Machado, esteve reunido na tarde desta terça-feira (29) com Luana Krieger, representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Renan dos Santos, da Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). O objetivo do encontro, realizado na sede da autarquia, foi discutir a consolidação de convênio entre as entidades para a prospecção de novos mercados para o arroz gaúcho e seus derivados.

O Irga se associou neste ano ao convênio firmado entre CNA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no desenvolvimento do projeto Agro.BR. Esse projeto tem a missão de ampliar a pauta exportadora brasileira, trabalhando junto a empreendedores rurais de todos os tamanhos na missão de levar seus negócios para novos clientes e novas realidades. O Agro.BR inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação. Isso inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior e muito mais.

“Essa era uma demanda antiga da cadeia do arroz. Por isso essa parceria do Irga com a CNA, Apex-Brasil e Farsul era tão importante e já está dando os primeiros resultados. O instituto tem entre suas competências o papel de potencializar a promoção e comercialização do nosso arroz para o exterior. Por isso concretizar esse convênio era fundamental para nós”, observa Machado. O presidente acrescenta que montou um grupo de trabalho no Irga especialmente para tratar do tema, chefiado pelo assessor José Carlos Pires, que atua em Brasília.

Na reunião desta terça-feira, foi discutida a ideia de, em um primeiro passo, levar o Agro.BR aos produtores por meio de um atendimento agrupado organizado pelas três entidades. Desta forma, seriam promovidos encontros para apresentação do projeto para produtores de arroz do RS. Uma nova reunião entre as três entidades deve ocorrer nos próximos dias para alinhar a iniciativa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter