Irga busca apoio de Pepe Vargas para financiamento de terra para arrendatários e pequenos produtores
O ministro salientou que o pedido chegou na hora certa, pois existe um grupo de trabalho que está estudando as mudanças na Lei de Crédito Fundiário.
Uma questão que há muito tempo preocupa o setor arrozeiro foi discutida ontem (12), com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e com secretário da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi em reunião no Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga): a questão dos arrozeiros que são arrendatários de terra. O presidente do Irga, Claudio Pereira, buscou o apoio do ministro para encaminhar uma proposta de financiamento publico de terras para arrendatários e pequenos produtores do estado.
O ministro salientou que o pedido chegou na hora certa, pois existe um grupo de trabalho que está estudando as mudanças na Lei de Crédito Fundiário. “Para que esta proposta se viabilize a lei terá que ser modificada e este é momento certo e o nosso grupo de trabalho irá chamar os representantes do governo do estado em Brasília para afinarmos o assunto”, destacou.
A proposta de apoio encaminhada ao governo federal é o embrião de um programa estadual chamado Mais Terra, Mais Renda, que entre os objetivos principais esta o estimulo a aquisição de imóveis rurais pelos agricultores de forma individual. E é destinado a produtores rurais com experiência, de no mínimo cinco anos, na cultura do arroz e que prioritariamente atenda a agricultores familiares, pequenos proprietários, arrendatários, parceiros, posseiros ou meeiros. “Está é uma reivindicação antiga do setor e um compromisso do Governo e estamos trabalhando para achar soluções para este problema”, finaliza.