Irga completa 68 anos e comemora safra recorde de arroz

Com a finalidade principal de incentivar, coordenar e defender a produção orizícola, o Governo do Estado, através do Irga, ajudou o Rio Grande do Sul a se tornar o maior produtor de arroz da América Latina.

A comemoração da maior safra gaúcha de arroz marca o aniversário do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) nesta sexta-feira (20), quando a Autarquia completa 68 anos. Com a finalidade principal de incentivar, coordenar e defender a produção orizícola, o Governo do Estado, através do Irga, ajudou o Rio Grande do Sul a se tornar o maior produtor de arroz da América Latina.

Os últimos dados divulgados pelo Instituto confirmam que a produção chegou a 7,5 milhões de toneladas, um recorde absoluto. Antes, a maior safra havia sido em 2006/07, quando os gaúchos produziram 6,8 milhões de toneladas de arroz. O Irga, que teve por origem o antigo Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, hoje conta com 39 Núcleos de Assistência Técnica (Nates) em seis regiões do Estado.

Estruturado em metas, o Irga lançou no último ano o Programa Arroz RS, com objetivos pré-estabelecidos para a atual gestão.

– A meta para os próximos três anos é disponibilizar alimento de qualidade a preços competitivos à população brasileira – afirmou o presidente do Instituto, Maurício Fischer.

As três grandes áreas de atuação do Programa estão divididas em Geração e Difusão de Tecnologia, Mercado e Comercialização e Marketing e Comunicação.

O Programa prevê a produção de uma tonelada por hectare a mais durante os quatro anos da gestão, o que representaria uma produtividade próxima de 7,5 toneladas por hectare. Já na safra 2007/08, os gaúchos conseguiram 7 toneladas. Estão previstos, ainda, os lançamentos de oito novos cultivares e a capacitação e treinamento de mais de 15 mil técnicos, agrônomos, produtores e trabalhadores da lavoura.

História

Com origem no Sindicato Arrozeiro fundado em 1926, o Irga foi transformado em Autarquia estadual em 1940. O Instituto é considerado a primeira entidade de ponta no Estado a ser criada para o desenvolvimento de um determinado produto e é responsável pelos projetos orizícolas desenvolvidos no Rio Grande do Sul.

A cultura de arroz gera cerca de 232 mil empregos de forma direta e indireta e a produção gaúcha representa 61% da safra nacional. Atualmente, cerca de 18 mil produtores cultivam arroz em 138 municípios do Estado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter