Irga e Coopeagro discutem Granja Vargas

 Irga e Coopeagro discutem Granja Vargas

Diretoria do Irga e da cooperativa buscam soluções para problemas históricos da Granja Vargas (Foto: Sérgio Pereira/Irga)

(Por Irga) Integrantes da Cooperativa Agrícola Granja Vargas (Coopeagro), de Palmares do Sul, estiveram na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz na manhã desta quinta-feira (4). Eles foram recebidos pelo presidente do Irga, Rodrigo Machado; pelo diretor comercial, João Batista Gomes, e pelo chefe de gabinete, Volnei Stasiak.

Pela cooperativa, participaram o presidente, Claiton Luiz Lima de Freitas; o tesoureiro, Jorge Fraga; e a assessora jurídica, Verônica Léssa. Também acompanhou o encontro o engenheiro agrônomo da Emater RS Alex da Silva Correa, de Palmares do Sul.

“Considero importante e fundamental esse diálogo constante com a Coopeagro. As pautas envolvendo a Granja Vargas são discutidas quase que diariamente aqui no Irga, principalmente com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Estado. No dia 16 de novembro, por exemplo, temos uma reunião agendada com o secretário Claudio Gastal e a equipe da SPGG, junto com a Comissão de Patrimônio do Conselho Deliberativo do Irga, justamente para discutirmos questões relacionadas à Granja Vargas”, acrescenta Machado.

A Granja Vargas foi adquirida pelo Irga entre 1943 e 1948, com o objetivo de recuperar a produtividade de pequenos arrozeiros que foram vítimas das enchentes de 1941. Hoje, os seus descendentes continuam o trabalho de cultivo, após a criação de uma comunidade agrícola.

Fundada em dezembro de 1998, a Coopeagro surgiu a partir da união dos produtores que já produziam na Granja Vargas. Sua atividade principal é o fornecimento de água para as lavouras de arroz da granja.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter