Irga, Fenarroz e Prefeitura definem programação do Fórum do Arroz

 Irga, Fenarroz e Prefeitura definem programação do Fórum do Arroz

Irga, Fenarroz e Prefeitura finalizam programação da Fenarroz

Tecnologia e mercado serão os temas principais do Fórum Internacional do Arroz.

Visita da cúpula do Irga a Cachoeira do Sul serviu para apresentar primeira sugestão de programação técnica qualificada e voltada para a orizicultura, agronegócio e qualificação de produtores rurais. Encontro foi no gabinete do prefeito municipal e presidente de honra da 18ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz 2014).

A Comissão Executiva da 18ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz 2014) e a direção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participaram na tarde desta quinta-feira (10/04) de um encontro com o prefeito de Cachoeira do Sul e presidente de honra da Fenarroz, Neiron Viegas, para apresentar o primeiro esboço da programação técnica do evento, previsto para acontecer de 20 a 25 de maio no Parque da Fenarroz. O presidente da diretoria executiva da feira, empresário Luis Alberto Silva e o presidente do Irga, Cláudio Breier Pereira, o “Batata”, ouviram do gerente da autarquia, Cesar Marques, a descrição de toda uma programação, que começa no dia 20 de maio com reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do Rio Grande do Sul e almoço comemorativo aos 80 anos do Sindarroz e se estende até o dia 24 de maio.

Pereira disse na abertura da reunião que um dos objetivos principais do encontro também foi para lançar, a 40 dias da abertura da 18ª Fenarroz, uma parceria tripartite. “Queremos firmar aqui a união do Irga e da Fenarroz com a prefeitura municipal de Cachoeira, através do seu prefeito e presidente de honra da Fenarroz, para fazermos um dos melhores eventos técnicos de orizicultura do Estado”, disse Claudio Pereira. Ao afirmar que o momento é bom para os orizicultores e também que o Estado vive um desenvolvimento econômico favorável, “Batata” cumprimentou as lideranças e reforçou a posição da feira como uma das principais marcas do Rio Grande do Sul.

Conforme definiu o próprio presidente do Irga, a programação técnica, construída desde a virada do ano com participação efetiva do vice-presidente de Orizicultura e Agronegócio da 18ª Fenarroz, Cezar Augusto Gazzaneo, e do corpo técnico do Irga, abrirá com uma rodada tecnológica, a partir das 14h30min do dia 20 de maio, e tratará dos principais temas e pautas que envolvem a cadeia produtiva do arroz e o cenário do agronegócio a partir de Cachoeira do Sul, para o mercado nacional e internacional. Cesar Marques falou que serão trazidos para o debate assuntos como infraestrutura e logística, mercado internacional através da internacionalização do arroz brasileiro, exportações, novas cultivares, segurança alimentar, cultura da soja em rotação com arroz, entre outros.

“No Fórum Internacional do Arroz será apresentada Cachoeira do Sul no contexto de infraestrutura e logística gaúchas, onde um relatório apresentado recentemente mostra que 95% do arroz exportado no país têm origem no Rio Grande do Sul, por exemplo”, disse Marques. Este será, conforme justifica Cesar Marques, um dos principais momentos da programação, pois vai apresentar o projeto Brazillian Rice, que foi lançado para o RS em 2012, por ocasião da 17ª Fenarroz, com a presença do Governador do Estado, através de um convênio entre Apex Brasil, Abiarroz e Irga. A programação definitiva deverá ser apresentada e divulgada nos próximos dias.

COMITIVAS – Estiveram presentes ao encontro, além dos principais dirigentes da 18ª Fenarroz, do Irga e do prefeito municipal, o gerente executivo do Irga, César Marques, e o coordenador regional em Cachoeira do Sul, Jaceguay de Barros. Pela Fenarroz, estiveram o vice-presidente de Orizicultura e Agronegócio, Cezar Augusto Gazzaneo, a vice-presidente Social e Cultural Joana Nicola, o vice-presidente de Patrimônio, Jéferson Silveira, o coordenador de Marketing, Edson Moraes Macarrão, e o coordenador de Indústria e Comércio, Orlando Carlos Thoma, e o secretário Renê José Elesbão.

SUGESTÃO – Como a programação ainda está em construção e passará pela confirmação de palestrantes e novos temas, o prefeito Neiron Viegas aproveitou para sugerir outro assunto importante para os orizicultores, principalmente das pequenas propriedades. Ele sugeriu incluir na programação atividade abordando o tema arroz orgânico, que vem sendo uma das melhores alternativas de renda para quem produz em áreas entre um e cinco hectares ou até mais, principalmente. César Marques e a comitiva avaliaram como pertinente o tema e irão encontrar a melhor maneira de anexar este debate na programação do Fórum do Arroz 2014

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter