Irga garante irrigação para lavouras em Cachoeira do Sul
(Por Ascom/Irga) O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rodrigo Warlet Machado, reuniu-se com representantes da Associação dos Usuários da Capané (AUC) e técnicos do Irga para discutir a irrigação das lavouras atendidas pela Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul.
A reunião foi motivada pela redução do nível da barragem, que gerou preocupação entre os usuários. No entanto, o presidente do Irga, que foi pessoalmente verificar a situação do reservatório, garantiu que não faltará água para as lavouras. “Já adotamos diversas medidas para manter a irrigação, se necessário, iremos acessar o volume morto do reservatório”, afirmou Machado, destacando que apenas uma parte das lavouras irrigadas pela Capané ainda precisam de água, já que o ciclo de irrigação está chegando ao fim.
A barragem do Capané é fundamental para a irrigação de cerca de 2.300 hectares de lavouras de arroz, beneficiando aproximadamente 40 produtores da região. O Irga tem trabalhado para garantir a segurança e a eficiência da barragem, incluindo a realização de obras emergenciais e a implementação de medidas de segurança. Com a garantia do abastecimento de água, os produtores da região podem manter a produtividade e a qualidade de suas lavouras.
Participaram do encontro o presidente da Associação dos Usuários da Capané (AUC), Augusto Hoerbe; o coordenador da Região Central, Enio Coelho; o conselheiro do Irga, Rogério Hoerbe; o responsável pela irrigação, Jorge Moura.