Irga inaugura Casa do Arrozeiro em São Borja

 Irga inaugura Casa do Arrozeiro em São Borja

Arrozeiros prestigiaram o evento

O Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural atenderá mais de 250 produtores dos municípios de São Borja e Itacurubi, abrangendo uma área de, aproximadamente, 50 mil hectares de arroz irrigado.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) inaugurou, neste sábado (17), a Casa do Arrozeiro, localizada no cruzamento das avenidas Presidente Tancredo Neves e Francisco Carlos Banderó, em frente ao Parque de Exposições Serafin Dornelles Vargas. O terreno, de uma área de 1.793,79 metros quadrados, foi doado pela Prefeitura Municipal.

O Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural atenderá mais de 250 produtores dos municípios de São Borja e Itacurubi, abrangendo uma área de, aproximadamente, 50 mil hectares de arroz irrigado. A expectativa de produtividade média para a safra 2011/12, é de 7,5 toneladas por hectare.

O presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, que esteve representando o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o Governo do Estado por meio do secretário Mainardi, tem sido parceiro na construção de soluções para a lavoura de arroz. “A inauguração desta casa representa o desenvolvimento e o progresso para a classe arrozeira. O local será utilizado para discutir políticas públicas e alternativas para a orizicultura gaúcha”, destacou.

O prefeito do município, Mariovane Weis, elogiou a gestão do Irga. “A Casa do Arrozeiro é um marco em favor da lavoura de arroz irrigado”, afirmou.

Para o conselheiro da autarquia de São Borja, Jones Dalla Porta, a construção da casa é uma reivindicação importante do setor arrozeiro. Ele destacou a dedicação do grupo de produtores nesse processo. “Temos o respaldo das lideranças de São Borja. Essa casa não é só dos produtores, mas da sociedade para discutir também alternativas para o município”, ressaltou.

Participaram da solenidade de inauguração o deputado federal, Luis Carlos Heinze, o deputado estadual, Cassiá Carpes que representou a Assembleia Legislativa, o diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, o coordenador regional do Irga de Uruguaiana, Gustavo Hernandez, o engenheiro agrônomo do Irga de São Borja, Edison Prado, o vice-presidente do Sindicato Rural de São Borja, Pablo Muniz da Silva, o presidente da Associação dos Arrozeiros de Itaqui, Raul Borges, produtores, conselheiros do Irga, e representantes de entidades ligadas ao setor.

1 Comentário

  • Pela quantidade de soja na varzea que se tem visto em breve a casa do arroz se tornará casa do arroz e soja na varzea e num futuro se nada for feito passará a se chamar casa da soja e o povo Brasileiro vai ta comendo pão com trigo argentino e arroz do mercosul.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter