Irga orienta produtores do sistema pré-germinado

O evento acontecerá na propriedade de Sérgio Luciano Pereira, na localidade de Lombas, a partir das 9 horas, em uma área do Projeto 10.
.

A lâmina permanente de água no sistema pré-germinado será discutida em visita técnica, nesta quinta-feira (29), em Viamão. Com promoção do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a visita tem intenção de esclarecer os arrozeiros para que não retirem a água da lavoura nesse sistema, evitando perdas de solos e nutrientes. O evento acontecerá na propriedade de Sérgio Luciano Pereira, na localidade de Lombas, a partir das 9 horas, em uma área do Projeto 10.

Segundo o agrônomo Hermínio Gadea, o Irga orienta os produtores sobre a manutenção da lâmina de água durante todo o processo, o que reduz os riscos ambientais e os gastos na lavoura. As pesquisas realizadas pelo Irga indicam que a produtividade da cultura não é afetada com a lâmina permanente desde o preparo do solo. Para isso, a lâmina deve ser baixa e o mais uniforme possível.

Município plantou 85% da área prevista

O município de Viamão deve plantar 24,8 mil hectares nesta safra. De acordo com Gadea, 85% da área já foi plantada e o processo deve ser finalizado até o início da próxima semana. Cerca de 15% da área foi plantada com o sistema pré-germinado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter