Irga participa de reunião do Flar, no Uruguai
Instituto é o representante brasileiro no Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado.
Único representante do Brasil no Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa, a partir desta terça-feira (27/03), no Uruguai, de um encontro com países sócios da entidade para discutir os rumos da orizicultura nos próximos cinco anos. O Brasil é o maior produtor de arroz da América Latina, com destaque para a produção gaúcha, que neste ano deverá chegar a seis milhões de toneladas, cerca de 55% da safra nacional.
O Flar tem 12 anos de existência e é uma instituição sólida e reconhecida não somente no âmbito de seus sócios, mas também na cena internacional de pesquisa sobre arroz. É considerado um novo tipo de aliança no qual se combinam recursos e interesses de cada um de seus sócios, públicos e privados, com a ação de um Centro Internacional como o Ciat (Centro Internacional de Agricultura Tropical).
Este trabalho já apresenta os primeiros resultados de forma efetiva. Muitos dos sócios estão lançando novas variedades e avançando no material genético, como fruto do programa de melhoramento conjunto projetado pelo Flar. Mais recentemente, mediante o desenvolvimento de um projeto de transferência para melhores práticas de manejo do cultivo, houve melhoras concretas na produtividade e competitividade dos arrozeiros com a extensão destes resultados a todos os países e a um número maior de produtores dentro de cada nação.
– O compromisso do Irga é desenvolver a orizicultura gaúcha, sempre buscando novas tecnologias e trocando experiências com outros países – destaca o presidente do Irga e representante do Flar no país, Maurício Fischer.
A reunião, que inicia nesta terça-feira (27) e vai até a próxima quinta-feira (29), no Uruguai, terá a participação de 13 países.