Irga produz geração de sementes de inverno em Alagoas

 Irga produz geração de sementes de inverno em Alagoas

Instituto mantém estação no município de Penedo para ampliar oferta de sementes e adiantar pesquisas

Em Alagoas é possível produzir duas safras e meia por ano, o que permite ganhar tempo na produção de sementes e também nas pesquisas de melhoramento genético.

A Estação Experimental do Arroz (EEA) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através do Programa de Melhoramento Genético, produziu mais uma geração de sementes durante o inverno em Penedo, Alagoas.

A EEA foi criada em 1939, um ano antes do surgimento do Irga, com o objetivo de gerar tecnologias para o desenvolvimento da cadeia do arroz em todo o Estado. A estação conta com a Seção de Melhoramento Genético que desenvolve atividades na área de pesquisa para o desenvolvimento de cultivares de arroz irrigado convencionais e híbridas, adaptadas ao cultivo do Rio Grande do Sul.

No RS, a safra é realizada durante a primavera/verão. Já em Alagoas é possível cultivar arroz irrigado durante todo o ano, pois apresenta clima favorável para o desenvolvimento das plantas, possibilitando a realização de uma safra extra durante o ano.

Essa metodologia permite o avanço de gerações, cruzamentos e retrocruzamentos de materiais, adiantando algumas etapas e reduzindo o tempo para a obtenção de genótipos elites.

“Este ano, a semeadura ocorreu em junho, realizada pelos pesquisadores Oneides Avozani e Daniel Waldow. Os cruzamentos foram realizados no final de setembro, pela pesquisadora Danielle Almeida e a técnica orízicola Ingrid Tomazi. Na próxima semana, os pesquisadores Oneides Avozani e Débora Favero farão a colheita”, explica a pesquisadora Gabriela Fonseca.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter