Irga promove 6º Seminário Arroz em Destaque, em Bagé (RS)

A expectativa é que cerca de 200 produtores participem do encontro.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), promove nesta sexta-feira (28), a partir das 8h45, na sede da AABB, o 6º Seminário Bagé Arroz em Destaque. A expectativa é que cerca de 200 produtores participem do encontro.

De acordo com o chefe do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga de Bagé, Ronaldo Goettems, o objetivo do evento visa a união de todos contra o arroz vermelho, que há anos vêm trazendo prejuízos aos produtores locais por conta da resistência da planta daninha ao herbicida Clearfield.

A partir das 9h, será realizada a palestra “Adubação do arroz como fator de produtividade”, com o engenheiro agrônomo da EEA/Irga, de Cachoeirinha, Rodrigo Schoenfeld.

Às 10h30, o evento debate o tema “Pesquisas sobre época de semeadura do arroz na região de Bagé”, com o engenheiro agrônomo Alexandre Deibler, da INTEC/URCAMP, de Bagé.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, o seminário destaca a palestra “Sementes no RS e sua importância para a sustentabilidade e rentabilidade da lavoura do arroz”, com o engenheiro agrônomo da EEA/Irga, José Mauro Guma.

A partir das 14h30, o evento prossegue com a palestra “Todos unidos contra o arroz vermelho”, com o engenheiro agrônomo da Basf, Rodrigo Machado.

Na sequência, às 15h30, as questões envolvendo o “Manejo da cultura do arroz para alta produtividade” serão trazidas pelo engenheiro agrônomo e consultor Hector Ramirez, de Asunción/Paraguai.

Conforme Goettems, o Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do município cultivou uma área de 26 mil hectares na safra 2008/09, com um rendimento de 7,7 toneladas por hectare. “A meta para a próxima safra é de uma produtividade média de 8,5 toneladas por hectare”, finaliza.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter