Irga se destaca no Congresso do Arroz Irrigado

 Irga se destaca no Congresso do Arroz Irrigado

Presidente do Irga, Claudio Pereira, o segundo à direita, durante a solenidade de abertura do CBAI

A sétima edição do Congresso de Arroz Irrigado termina nesta sexta-feira (12), e contará com a apresentação de 416 trabalhos, sendo que 120 serão apresentados em plenária e outro 296 na forma de pôsteres.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) marca presença com a apresentação de 65 trabalhos de pesquisa no 7º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (CBAI), que iniciou dia 09 de agosto e se encerra nesta sexta-feira (12), no Balneário Camboriú, Santa Catarina. O evento superou as expectativas com mais de 650 inscritos, entre professores, pesquisadores, empresários, industriais, técnicos, estudantes e produtores de todo o país e também do exterior.

O presidente do Irga, Claudio Pereira, participou da solenidade de abertura que aconteceu na terça-feira (09), às 18h30, no auditório do Hotel Recanto das Águas. Pereira ressaltou a importância do Congresso para o Irga e para a integração das entidades e universidades. “Vamos ver aqui os resultados da pesquisa e as principais estratégias para obtermos altas produtividades com uma lavoura sustentável”, destacou.

Com a promoção da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai) e sob a coordenação da Epagri/Estação Experimental de Itajaí, o tema desta sétima edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é “Racionalizando recursos e ampliando oportunidades”, tendo em vista à demanda pelo uso racional de recursos naturais para a sustentabilidade da lavoura arrozeira e à necessidade da conquista de novos mercados com um produto diferenciado.
O pesquisador e presidente da Sosbai, José Alberto Noldin, ressaltou a importância da participação e parceria do Irga que gera pesquisa para a lavoura e fortalece o setor.

A conferência de abertura foi proferida pela pesquisadora da Embrapa, Beatriz da Silveira Pinheiro, intitulada “A agenda da pesquisa agropecuária no Brasil e a sustentabilidade da orizicultura – Desafios e Oportunidades para a lavoura arrozeira”. Para a pesquisadora, os avanços da agricultura brasileira são notórios e reconhecidos no mundo inteiro. “O crescimento é significativo em área e produtividade. Como consequência disso, o Brasil é uma potência agrícola”, ressaltou. Beatriz também falou sobre as oportunidades para a pesquisa Agropecuária Brasileira, como a alimentação, a nutrição e a saúde, em relação ao aumento da qualidade nutricional.

A sétima edição do Congresso de Arroz Irrigado termina nesta sexta-feira (12), e contará com a apresentação de 416 trabalhos, sendo que 120 serão apresentados em plenária e outro 296 na forma de pôsteres. Com a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros o evento representa a oportunidade de debater temas como a sustentabilidade e novas oportunidades de mercado para o arroz, além de temas mais específicos como resistência de plantas daninhas e transgênicos.

Os resultados das pesquisas apresentadas durante o evento poderão ser incorporados nas Recomendações da pesquisa para o arroz irrigado no Brasil a partir no ano de 2012, quando acontecerá a 29ª Reunião Técnica da Cultura do Arroz Irrigado, sob a coordenação da Sosbai e da Comissão Técnica do Arroz.

Os trabalhos desenvolvidos na cultura do arroz irrigado no Sul do Brasil, sob a liderança das instituições de pesquisa, tiveram início no final da década de 60, quando a primeira reunião da cultura do arroz irrigado foi realizada na Estação Experimental do Arroz (EEA), do Irga, em Cachoeirinha.

Também participam do Congresso o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, o presidente da Fapesc, Professor Sergio Luiz Gargioni, o diretor Técnico do Irga, Valmir Menezes, o diretor Comercial, Rubens Silveira, o gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Sérgio Lopes, o chefe de Gabinete, César Pereira, e demais pesquisadores e assessores.

Confira os trabalhos do Irga enviados e aprovados para o CBAI: 
http://www.irga.rs.gov.br/uploads/1312574402Lista_de_Trabalhos_Enviados_e_Aprovados_para_o_CBAI1.pdf
Para outras informações, confira o link abaixo.
http://www.cbai2011.com.br/ ou pelo e-mail cbai2011@cbai2011.com.br ou pelo telefone: (47) 3341-5215.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter