IRGA: Sugestões para Granja Vargas irão ao Conselho Deliberativo
(Por Irga) Em reunião realizada na quinta-feira (18) foram definidas algumas sugestões sobre o futuro da Granja Vargas e que serão apresentadas na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O encontro, na sede administrativa, contou com a presença do secretário de Planejamento, Governança Gestão, Claudio Gastal, que esteve acompanhado por outros membros de sua equipe. Pela autarquia, participaram o presidente Rodrigo Machado, o diretor comercial, João Batista Gomes, e a diretora técnica, Flávia Tomita.
De forma presencial, compareceram os integrantes da Comissão de Patrimônio Henrique Orlandi Junior, de Charqueadas, e Fernando Osório, de Quaraí. Por videorreunião, participaram da reunião também os conselheiros Sérgio Freitas, de Dilermando de Aguiar, Paulo Freitas, de Arroio Grande, e Giancarlo Spagnolo, de Jaguari.
A Granja Vargas fica em Palmares do Sul (RS) e é administrada pelo Irga desde a década de 1940. A autarquia assumiu a administração com o objetivo de recuperar a produtividade de pequenos arrozeiros cujas propriedades foram atingidas pelas enchentes de 1941. Mais tarde foi criada uma comunidade agrícola, que hoje é integrada pelos descendentes desses produtores.
As sugestões discutidas no encontro desta quinta-feira, que começou às 16h30 e se estendeu até as 20 horas, serão apresentadas aos demais conselheiros do instituto.
“Importante é que o processo envolvendo a Granja Vargas está andando. Nos últimos dias, várias reuniões foram promovidas, inclusive com as presenças do governador Eduardo Leite e do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza. Estamos empenhados em buscar soluções e atender as demandas dos produtores de Palmares do Sul”, afirma Rodrigo Machado.