Irga vai debater o Arroz RS na Fenarroz

Dentre os eventos técnicos que estão sendo preparados pelo Irga para a 13ª Fenarroz, em Cachoeira do Sul (RS), um dos mais importantes será o seminário de avaliação dos projetos do Programa Arroz RS.

Dentre os eventos técnicos que estão sendo preparados pelo Instituto Rio-grandense do Arroz para a 13ª Feira Nacional do Arroz, em Cachoeira do Sul (RS), um dos mais importantes será o seminário de avaliação dos projetos do Programa Arroz RS. A intenção é apresentar e debater com os participantes, produtores e profissionais do setor orizícola os resultados obtidos no programa, onde destacam-se os projetos 10/RS, Clearfield e o CFC. O seminário será no dia 19, a partir das 14h.

De acordo com o diretor de orizicultura da 13ª Fenarroz, engenheiro agrônomo José Patrício de Freitas, o objetivo é mostrar aos produtores os benefícios estruturais, econômicos e sociais do Arroz RS. O programa tem por objetivo aumentar a produção em uma tonelada por hectare em um prazo de quatro anos, proporcionando uma melhor rentabilidade das lavouras de arroz irrigado.

“Através do Arroz RS estamos retomando o crescimento da produtividade, reduzindo custos e produzindo um produto de melhor qualidade”, destaca Patrício.

Ele salienta que um grupo técnico está reunindo os dados para elaborar os resultados e talvez na semana que vem já tenham quadros consolidados. Patrício destaca que o seminário é de grande importância para o setor orizícola. Devido a isso, a direção do Irga fará uma prestação de contas à comunidade arrozeira e, com a divulgação dos resultados, pretende atrair mais produtores e entidades do setor ao evento.

FAO

Também no dia 19 o representante da FAO no Brasil, José Tubino, deverá visitar a feira e palestrar sobre as ações e perspectivas do Ano Internacional do Arroz. No mesmo dia, pela manhã, haverá uma reunião do conselho deliberativo do Irga. A pauta ainda está sendo montada, mas deve ser baseada nas ações do instituto neste período de comercialização e o planejamento 2004/2005 deve estar nela.

OS PROJETOS DO IRGA

Projeto 10

É atualmente a principal ferramenta de transferência de tecnologia do Irga. Através de grupos de produtores, promove-se intercâmbio entre os participantes, demonstrando para a comunidade arrozeira a possibilidade de obter altas produtividades com tecnologia e materiais disponíveis.

Clearfield

O sistema Clearfield é uma nova tecnologia, que visa o controle do arroz vermelho nas lavouras. Está em fase de implantação em algumas áreas de produção. Na safra 2003/2004 a proposta é multiplicar as sementes da cultivar Irga 422CL através de produtores de sementes certificadas, visando uma boa disponibilidade para a safra 2004/2005.

CFC

O Fundo Comum de Comodities é o patrocinador do projeto CFC do Irga, que também trata de transferência de tecnologia com outro método de extensão rural.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter