Irga visita Banco de Germoplasma da Embrapa Arroz e Feijão, em Goiás
(Por Sérgio Pereira, Irga) Uma visita ao Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa em Santo Antônio de Goiás, a 30 quilômetros do centro de Goiânia, fez parte do roteiro técnico da comitiva do Irga à unidade focada no desenvolvimento de tecnologias para o arroz e o feijão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A visita também foi ampliada para outros projetos em Goiás e Tocantins.
O grupo do Irga é formada pelo pelo presidente, Rodrigo Machado, pela diretora técnica, Flávia Tomita, e pelos gerentes Júlio Uriarte (pesquisa) e Luiz Fernando Siqueira (extensão rural).
Como o Irga está em obras para construção do novo Laboratório de Melhoramento e do novo Banco de Germoplasma, a visita ao BAG contribuiu para a troca de informações e experiências.
“Buscamos aproveitar ao máximo essa visita ao Banco de Germoplasma, que é um dos quatro maiores do mundo. A Embrapa é referência nessa área. Nosso objetivo é aproveitar essa experiência para aprimorar ainda mais o nosso banco e o novo laboratório que estamos construindo na Estação de Pesquisa de Cachoeirinha”, afirma o presidente do Irga.
O BAG, que completará 50 anos em 2025, reúne mais de 18 mil acessos de arroz e 17 mil de feijão. Os acessos são oriundos de coletas realizadas pelos pesquisadores em expedições nacionais e doações internacionais, feitas através de acordos de colaboração ao redor do mundo, o que representa amostras de mais de 110 países.
Deste total, o Banco da Embrapa conta com um acervo de 2.338 variedades de arroz coletadas nos últimos 25 anos em povoados rurais isolados e, 5.194 variedades tradicionais de feijão coletadas em 396 municípios de 24 estados do Brasil. (Com informações da Embrapa)