Irrigantes se encontram em conferência na UFSM

No próximo dia 19 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, prédio 42, acontece a 1ª Conferência Estadual de Organização dos Agricultores Irrigantes.

O uso da água para irrigação de lavouras está ganhando espaço na lista de prioridade dos produtores rurais. No próximo dia 19 de novembro, no auditório do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria, prédio 42, acontece a 1ª Conferência Estadual de Organização dos Agricultores Irrigantes. O evento é gratuito e direcionado principalmente aos produtores de culturas irrigadas.

A conferência está sendo organizada pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia dos Rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim e Emater. Segundo o professor Osvaldo König, coordenador do evento, o objetivo é a organização e operacionalização dos produtores em busca da autogestão dos recursos hídricos no meio rural.

As palestras e debates sobre irrigação irão reunir agricultores, técnicos e instituições públicas e privadas vinculadas à área dos recursos hídricos. A organização desta cadeia de produção é um dos pontos de partida para o desenvolvimento rural auto-sustentável. O evento terá duas palestras sobre formas de organização, aspectos funcionais e desempenho da autogestão setorial da água no meio rural, mostrando experiências bem sucedidas e enfocando problemas típicos.

Entre as palestras, serão apresentadas experiências regional, nacional e internacional, legislação federal e estadual, implicações da cobrança pelo uso da água e um modelo de autogestão desenvolvido pela UFSM. O evento tratará da irrigação de forma abrangente, sem entrar em detalhes sobre as diferentes culturas que dependem deste sistema.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter