Laboratório de Solos e Águas do Irga é nota A em qualidade
(Por Irga) O Laboratório de Solos e Águas do Instituto Rio Grandense do Arroz recebeu nota A no Programa de Controle de Qualidade de Análises de Solos da Rede Oficial de Laboratórios de Análise de Solo e de Tecido Vegetal dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Rolas). Este programa, criado em 1968, é conduzido pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciências dos Solos e tem como objetivo avaliar a exatidão das análises de solo realizadas pelos laboratórios.
Para receber o selo de qualidade, o laboratório é avaliado anualmente por meio da realização de amostras padrões. Já para receber a nota A, nota máxima, o laboratório tem que alcançar uma exatidão superior a 90% em seus resultados. Além disso, o laboratório deve contar com uma estrutura adequada de equipamentos e realizar as análises conforme a metodologia da Rolas. Na média dos resultados das 48 amostras de solos realizadas, o Laboratório de Solos e Águas do Irga atingiu 93% de exatidão.
O Laboratório de Solos de Águas da autarquia, que fica na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, analisa amostras de solos de produtores de arroz do RS e da pesquisa interna do instituto. Anualmente, em média, são analisadas aproximadamente 5.500 amostras de solos, além das amostras de água e tecido.
Nas amostras de solos advindas de produtores rurais são realizadas as análises de teores de argila, pH, índice SMP, teores de fósforo, teores de potássio, teores de matéria orgânica, teores de alumínio, teores de cálcio e os teores de magnésio.
Atualmente fazem parte da equipe do laboratório de solo os técnicos em química Karina Scheffer e Márcio Falero, a técnica em agropecuária Thaís Lopes, a auxiliar de laboratório Sabrina Ouriques e o estagiário Bruno Pechina. A responsável técnica é a engenheira agrônoma Glaciele Barbosa Valente.