Lavoura sem enrolação

 Lavoura sem enrolação

RSNV: danos às plantas e à produção

Estudo adota estratégias
à ocorrência do vírus
do enrolamento em arroz
.

O vírus do enrolamento do arroz (rice stripe necrosis vírus), também conhecido por RSNV na sigla em inglês, é considerado uma doença secundária na cultura do arroz e tem como vetor o protozoário P. graminis. Sua ocorrência no Rio Grande do Sul, porém, tem sido cada vez mais frequente, em especial nas lavouras da Região Central.

No início da safra 2017/18, a equipe SimulArroz identificou manchas em reboleiras presentes em uma lavoura do produtor Evandro Pozzobon, em Santa Maria, e passou a monitorar a área através de um trabalho desenvolvido por Francisco Tonetto, graduando em Agronomia da UFSM, orientado pelos professores Alencar Zanon e Nereu Streck. A cultivar utilizada foi a Irga 426 e o manejo utilizado na área foi desenvolvido conforme a recomendação técnica para a cultura. A hipótese inicial na área era fitotoxicidade de herbicida, por isso foram feitas análises nas plantas e verificou-se a presença do vírus do enrolamento do arroz, RSNV.

A partir daí buscou-se realizar um estudo no intuito de avaliar e comparar a resposta da área afetada a doses recomendadas (120 quilos por hectare em cobertura) e adicionais de nitrogênio (zero, + 30 e + 60 quilos por hectare). Elas entraram como um fator de compensação à perda de produtividade tanto no terreno com a presença do vírus quanto em área sadia. “Objetivou-se também criar uma escala fenológica para o vírus RSNV, possibilitando o diagnóstico da doença a campo. Assim, o produtor poderá decidir acerca do manejo de adubação a ser adotado”, frisa Tonetto.

Segundo ele, por meio dos dados obtidos até abril foi observado que as parcelas afetadas pelo vírus que tiveram doses adicionais de nitrogênio aumentaram o perfilhamento e diminuíram a perda de produtividade. Há necessidade de repetir o trabalho visando confirmar a hipótese. Além do manejo da adubação nitrogenada, para evitar a ocorrência do vírus RSNV o rizicultor deve observar algumas regras de manejo, como o preparo antecipado da área, nivelamento, dimensionamento da irrigação e evitar o trânsito de máquinas pesadas em áreas afetadas.

Tonetto: doses de nitrogênio para compensar ação viral

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter