Lavouras de arroz em Meleiro, no Sul de SC, registram perdas após chuva de granizo

 Lavouras de arroz em Meleiro, no Sul de SC, registram perdas após chuva de granizo

Galpões foram destelhados pelo granizo em Meleiro

Estimativa é que os prejuízos fiquem em torno de R$ 2 milhões para os agricultores.

Depois do calorão registrado durante a segunda-feira no Sul de Santa Catarina, a tarde foi marcada por chuvas de granizo isoladas. No município de Meleiro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão Tecnológica (Epagri) contabiliza os prejuízos nas lavouras de arroz e milho. Também houve destelhamento de galpões e danos na rede elétrica.

Temporal derruba árvores e provoca destelhamentos em cidade no Norte de SC
No momento do temporal, fazia 35°C na cidade segundo dados do Epagri/Ciram. A combinação de vento forte, chuva e granizo atingiu uma faixa de cerca de mil hectares, principalmente de arroz irrigado, segundo o engenheiro agrônomo da Epagri de Meleiro, Reginaldo Ghellere. A estimativa é que os prejuízos fiquem em torno de R$ 2 milhões para os agricultores.

— Temos recomendando para as pessoas acionarem o sistema financeiro, boa parte das lavouras está segurada, o que vai minimizar as perdas dos agricultores. É um ano difícil para eles, tivemos estiagem forte, isso faz com que a produtividade desse ano já seja mais baixa, e agora com essas perdas, pior ainda — explica Ghellere.

Os danos foram pequenos em alguns locais, na ordem de 5%, e mais extensos em outros, onde o granizo chegou a atingir 70% da plantação. A tempestade com vento forte, chuva e granizo durou cerca de 15 minutos na cidade, e atingiu principalmente as comunidades de Barra do Cedro e Jacaré.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter