Lavouras sofrem com chuva no RS
Volta das chuvas arrasa lavouras de fumo e de arroz no Rio Grande do Sul.
No Rio Grande do Sul, as fortes chuvas que começaram no fim de semana já causaram enormes prejuízos para as lavouras de arroz e fumo.
Na região central do Rio Grande do Sul o nível do rio Taquari chegou a 13 metros acima do normal. Foi o suficiente para deixar um rastro de destruição na área rural de pelo menos dez municípios.
Em Cruzeiro do Sul a força da correnteza surpreendeu os agricultores: cercas foram arrancadas e estradas ficaram bloqueadas.
No campo, as plantações de fumo foram as mais atingidas. O agricultor Manoel de Freitas não consegue conter o choro diante da lavoura arrasada. Os mais de 80 mil pés de tabaco plantados pela família seriam colhidos no mês que vem.
– Nunca em toda minha vida, nos meus 74 anos, nunca vi uma coisa dessas.
Noutra plantação a correnteza foi tão forte que abriu um caminho de terra e buracos. O município decretou situação de emergência.
Segundo levantamento da prefeitura, cerca de duas mil pessoas foram atingidas pela cheia. A força das águas provocou estragos em pelo menos 25% da área total de Cruzeiro do Sul.
As lavouras de arroz ficaram totalmente submersas. O agricultor Domingos Salvaro tinha plantado havia poucos dias 30 hectares do grão; tudo foi levado pela enchente.
– Sementes, semente imunizada, fungicida, tudo foi embora – conta.