Leilão da Conab negocia quase 90% da demanda de arroz importado: 264 mil toneladas

 Leilão da Conab negocia quase 90% da demanda de arroz importado: 264 mil toneladas

(Por Planeta Arroz) O leilão de compra de arroz importado para programa social do governo federal, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), alcançou a aquisição de 87,8% da demanda inicial de 300 mil toneladas. Foram 263,37 mil toneladas ofertadas. O volume negociado chegou a R$ 1,316 bilhão.

Dos 28 lotes, 17 alcançaram arrematante. Nenhum dos interessados é do Sul do Brasil ou empresa tradicional do ramo de arroz. Aliás, esta é uma particularidade do leilão: os arrematantes são empresas com capital social baixo e das áreas de produção de queijo, locação de veículos e máquinas e importação de frutas, o que causou estranheza na cadeia produtiva.

Dos 17, 14 lotes foram arrematados ao preço de R$ 5,00 por quilo, enquanto os três restantes tiveram deságio de 0,2%. A realização do leilão é polêmica e envolveu uma batalha judicial e disputa de liminares no Tribunal Federal da 4ª Região, e também no STF. O arroz adquirido tem que ser importado e dentro das especificações previstas no edital, entregue nos portos constantes no aviso entre 10/6 e 8/11, em até três lotes. A cadeia produtiva do arroz considera esta operação desnecessária e prejudicial aos agricultores e às indústrias do Sul do Brasil, que respondem por mais de 82% da produção total de arroz do país.

 

1 Comentário

  • Os ratos tomaram conta do Brasil

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter