Machado assume Secretaria da Agricultura na terça

A trajetória política do produtor rural, de 62 anos, certamente foi decisiva para o convite realizado pela governadora Yeda Crusius. Machado é arrozeiro e pecuarista em Camaquã (RS).

O município de Camaquã ain- da vive a euforia de ter um político local como integrante do primeiro escalão do Governo do Estado. Em ritmo de transição, o prefeito em exercício, Ernesto Molon, começa a se inteirar dos principais compromissos como prefeito. O ex-prefeito, João Carlos Machado, descansa antes de assumir a titularidade da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o que ocorre na terça-feira.

Ontem, uma coletiva marcada para as 9h, na prefeitura de Camaquã, foi cancelada porque o novo secretário teve uma alteração na pressão arterial, possivelmente motivada pela movimentação dos últimos dias, acredita Molon. A trajetória política do produtor rural, de 62 anos, certamente foi decisiva para o convite realizado pela governadora Yeda Crusius.

Entre os cargos exercidos pelo camaqüense estão o de sócio-fundador do Sindicato Rural de Camaquã, entidade que presidiu de 1985 a 1988. É também sócio-fundador do Cite 10 (Clube de Integração e Troca de Experiências). Foi coordenador pelo Rio Grande do Sul, da Região Sul, no movimento Acordo Rural, em Brasília.

Foi diretor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) por duas gestões, 1991 a 1994 e 1994 a 1997, e também vice-presidente, de 1997 a 2000. Dirigiu o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar RS) e integrou os conselhos Diretor e Fiscal da entidade.

Foi presidente do diretório municipal do Partido Progressista (PP) e atualmente é membro dos diretórios municipal e estadual. Concorreu pela primeira vez a prefeito em 1996 e se elegeu na segunda candidatura em 2000. Foi reeleito em 2004 com 63% dos votos.

Localizado a 127 quilômetros de Porto Alegre, Camaquã é um município de porte médio, com 64 mil habitantes e possui na agricultura, especialmente no arroz e no fumo, a sua principal atividade econômica. Na fumicultura, é o quarto maior produtor do País. Destaque ainda, para a indústria arrozeira.

Camaquã está no centro de uma região importante e municípios vizinhos como Arambaré, Cristal, Chuvisca e Sentinela do Sul, têm sua vida comercial ligada ao município.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter