Mainardi prega equilíbrio da produção com a demanda para dar competitividade ao arroz

Segundo o secretário, que representava o governador Tarso Genro na ocasião, o setor agrícola gaúcho vive um bom momento, já estando assegurada a segunda maior safra de todos os tempos, com possibilidade de ultrapassar o recorde alcançado na safra 2010/2011.

Ao abrir a terceira edição da Expoarroz, na noite desta terça-feira, no Centro de Eventos de Pelotas, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, defendeu a necessidade de haver planejamento da safras, para que ocorra equilíbrio entre produção e consumo, visando assegurar renda para o produtor de arroz e competitividade para o produto.

Segundo o secretário, que representava o governador Tarso Genro na ocasião, o setor agrícola gaúcho vive um bom momento, já estando assegurada a segunda maior safra de todos os tempos, com possibilidade de ultrapassar o recorde alcançado na safra 2010/2011. Além disso, destacou Mainardi, os preços estão num bom patamar, o que também contribui para impulsionar o crescimento econômico e social do Estado. Ele projeta que o PIB gaúcho crescerá, neste ano, cerca de 6%, enquanto a previsão de que a economia brasileira chegará a 3%.

“Muito deste desempenho produtivo se deve muito ao atual momento que vive a agropecuária”, explicou Mainardi, para quem o setor deve refletir para encontrar os meios que possibilitem a repetição daqueles indicadores nos próximos anos. O clima de entendimento entre os governos, no âmbito estadual e federal, e as representações dos produtores, conforme o secretário também contribuem para o crescimento.

Expoarroz
A feira de negócios, que está na terceira edição, vai até o dia 19 de abril e conta com cerca de 200 expositores. O evento tem o intuito de aprimorar e aperfeiçoar o setor orizicola, e nesta edição vai sedia três eventos simultâneos: o 1º Fórum Internacional do Arroz, que irá debater o papel do arroz na segurança alimentar, a Feira de Tratores, Máquinas e Implementos Agrícolas e a 4ª Rodada Internacional do Arroz, que receberá compradores Internacionais.

Participaram do ato de abertura, o prefeito Municipal de Pelotas, Eduardo Leite, o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, (Irga), Claudio Pereira, o Ministro Milton Rondó, Coordenador Geral de Ações Internacionais de Combate a Fome, o Presidente da Expoarroz, Fernando Estima, o Deputado Federal, Fernando Marroni, representantes do Badesul, Embrapa, autoridades locais e representantes de entidades representativas do setor primário.

Fórum
O secretário da Agricultura participou, também, do 1º Fórum Internacional “O Arroz na Segurança Alimentar e Nutricional”, tendo sido o mediador do Painel “Segurança alimentar e nutricional para o abastecimento mundial e a importância do arroz”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter