Mapa divulga zoneamento para algodão, milho e arroz

Arroz de sequeiro do Maranhão agora tem zoneamento agrícola de risco.

O Diário Oficial da União desta quarta-feira (28/09) publica quatro portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelecendo zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de algodão na Bahia, Mato Grosso e no Maranhão e para o arroz de sequeiro no Maranhão. Amanhã (29/9), devem sair as portarias do zoneamento para o milho não irrigado na Bahia, Piauí e Maranhão.

O zoneamento é revisado a cada ano-safra pelo Mapa e serve de orientação para o crédito de custeio oficial, bem como para enquadramento no seguro rural, privado e público (Proagro). As portarias que definem o zoneamento agrícola de risco climático indicam também as cultivares adaptadas às diversas regiões que têm disponibilidade de sementes certificadas, segundo informações dos produtores de sementes à Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário do Ministério.

Para indicação no zoneamento é preciso que essas cultivares estejam devidamente registradas no Registro Nacional de Cultivares do Mapa. As informações sobre o zoneamento são divulgadas em portarias e também por meio eletrônico no seguinte endereço: http://www.agricultura.gov.br na área de “serviços”, ou enviadas por e-mail para bancos, seguradoras, cooperativas, secretarias de agricultura, produtores rurais e demais usuários.

Visando reduzir riscos, o zoneamento agrícola define os tipos de solo, condições climáticas, localidades e épocas mais adequadas ao plantio, condições que devem ser seguidas à risca pelos produtores que quiserem se beneficiar do Proagro, criado em 1996 para cobrir operações de crédito rural de custeio em casos de fenômenos naturais.

O seguro também garante a indenização de recursos próprios quando ocorrer perdas pelas razões citadas. A lista completa dos municípios indicados para o plantio dessas culturas e as respectivas datas estão nos anexos das portarias.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter