Medida certa

 Medida certa

Perdas provocadas
pelo clima ajustam
a dimensão da safra.

São fatores climáticos, e não propriamente o planejamento dos produtores, que determinarão o tamanho da safra de arroz que está sendo colhida no Brasil na temporada 2017/18. E ela é menor. Segundo projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), uma retração de 1,6% em área e a queda na produtividade média de 6,1% serão fatores fundamentais da retração em 7,7% na produção. Haverá prejuízos para quem perdeu, mas o ajuste “natural” terá a vantagem de equilibrar a oferta e a demanda do mercado brasileiro.

O levantamento de safra publicado em abril trouxe a expectativa de queda de 31,7 mil hectares cultivados na temporada, totalizando 1,949 milhão de hectares. É a menor área cultivada na história da orizicultura nacional, tendência que vem sendo mantida ano a ano associada ao avanço da produtividade, à concentração em cultivo irrigado e à substituição de áreas favoráveis por culturas como soja, milho, cana-de-açúcar e pecuária, mais rentáveis.

A interferência do clima reduzirá a colheita de 6.223 quilos por hectare, levando em conta as áreas de sequeiro, para 5.841 quilos no país, ou 6,1%. Com perda de superfície colhida e rendimento por área, a produção de 11,384 milhões de toneladas será a segunda menor em 10 anos, superando a de 2015/16, de 10,47 milhões de toneladas, colhidas sob impacto do El Niño. A produção é 7,7% menor do que as 12,328 milhões de toneladas colhidas em 2016/17.

SUL

Com 64% da área cultivada no Brasil, em 1,248 milhão de hectares, produtividade 25% maior do que a média nacional, em 7.304 quilos por hectare, os três estados do Sul devem colher 80% da safra brasileira em 2018. Serão 9,116 milhões de toneladas. Ainda assim, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina vão apresentar, juntos, uma retração de 9% sobre a temporada anterior, sendo 2% em área e 7% em rendimento por área. No Sul, só 3,4 mil hectares são cultivados em sequeiro, no Paraná. O restante é irrigado.

Colheita no Rio Grande do Sul: clima interferiu nos resultados

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter