Mercado de arroz: fatores externos que impulsionam a direção dos preços
(Por Por Scott Stiles, economista agrícola da Universidade de Arkansas) Como todos nós assistimos, os grãos da CBOT entraram em colapso esta semana. No fechamento da quinta-feira, a soja de novembro havia caído quase US $ 2/bu. Em uma semana. O dólar americano foi negociado em forte alta esta semana, após as reuniões do Fed. Desde que chegou perto de sua baixa de dois anos em meados de maio, o dólar se recuperou cerca de 200 pontos-base; 138 disso nos últimos dois dias. Este é um grande obstáculo para as commodities.
Olhando para o mercado de arroz, o gráfico abaixo revela a fragilidade técnica do contrato de setembro. Atualmente, os preços estão parados em uma retração de 62% do movimento das baixas do final de dezembro para as altas de maio. O nível de retração de 62% é $ 12,585 por cwt (quintal curto=45,36kg); onde o mercado é negociado na sexta-feira de manhã.
Conforme mencionado, fatores externos estão direcionando a direção dos preços até certo ponto. De um ponto de vista puramente fundamental, o mercado de arroz realmente precisa de um número surpreendentemente baixo de área cultivada do relatório de área de cultivo de junho para ajudar a se recuperar e se recuperar.
Outra coisa a destacar no lado técnico do mercado de arroz é o aumento do volume e contratos em aberto. Como pano de fundo, a quantidade de contratos em aberto no contrato de julho atingiu o pico em meados de maio e começou uma queda lenta.
Por volta da segunda semana de junho, os contratos em aberto do contrato de julho começam a cair rapidamente, à medida que os comerciantes se dirigem para as saídas. À medida que o volume de negócios e os contratos em aberto mudam e aumentam no contrato de setembro, isso tende a acelerar as tendências de preços. Isso é especialmente verdadeiro quando as negociações começam a romper o suporte chave, como $ 13,40. A partir daí, o ímpeto aumentou.
Uma outra observação a ser feita sobre os futuros do arroz é que os longos prazos de especificação têm saído de suas posições. O dinheiro administrado (não comercial) tinha mantido uma posição líquida longa de futuros e opções em arroz por 78 semanas consecutivas – de 3 de dezembro de 2019 até 25 de maio de 2021. Sua posição passou para a venda líquida há duas semanas. Uma posição longa líquida específica muitas vezes tem sido a chave para preços mais altos.
Mais uma vez, um nível de suporte importante no contrato de setembro agora é de $ 12,585. Se esse suporte falhar, o risco de retornar às mínimas de dezembro em $ 11,58 torna-se real. A área cultivada em 30 de junho será fundamental para estabilizar o mercado de arroz.
No entanto, muito ainda depende dos mercados externos e de como eles se comportarão nas próximas semanas, principalmente do dólar americano. A contínua alta do dólar tornará difícil para as commodities recuperarem seu ímpeto de alta.
Mercado de fertilizantes:
O gráfico abaixo fornece uma visão geral das tendências dos preços das barcaças do Golfo (NOLA) no ano passado. Os preços são atualizados até 11 de junho.
Os preços da ureia no Golfo subiram em 5 semanas, voltando aos níveis de 2014. Os preços spot se estabilizaram esta semana com a queda acentuada nos contratos futuros de milho. Os valores de ureia de mês mais diferidos diminuíram um pouco. Além dos metais, o governo chinês também expressou preocupação com o aumento dos preços dos fertilizantes. Especula-se que a China pode anunciar um imposto de exportação de ureia já na próxima semana.