Mercado de arroz: queda de preços com a força do dólar
(Por Scott Stiles, economista agrícola da Universidade de Arkansas) Depois de tocar em $ 14 / cwt (45,36kg) nas negociações da semana passada, os futuros do arroz em novembro caíram no encerramento da semana. A força renovada do dólar americano pode ter influenciado a fraqueza do mercado de arroz. Os futuros do arroz em novembro perderam juntos 28 centavos / cwt. de terça a quinta esta semana. O suporte gráfico para o arroz de novembro está atualmente em $ 13,62.
A base de valor do arroz no mercado físico ao redor do leste do Arkansas está mostrando alguma pressão na colheita esta semana. Também digno de nota, foi relatado que o frete de barcaças aumentou novamente esta semana.
Após o furacão Ida, o diesel tem subido continuamente, chegando a US $ 2,36 esta semana. Isso está adicionando custos de transporte rodoviário, ferroviário e das barcaças. A base do arroz nas indústrias esta semana para entrega em setembro / outubro estava em 23 centavos de dólar por bushel, abaixo do novembro futuro. A base nos armazéns/propriedade estava na faixa de 29 a 36 centavos por bushel em novembro.
Nas vendas de exportação confirmadas na quinta-feira, os embarques de arroz em casca de grãos longos tiveram uma baixa no ano de comercialização de 1.845 toneladas – todos para o México. No entanto, os embarques de grãos longos beneficiados atingiram alta no ano de comercialização de 46.243 toneladas, com 43.146 do total indo para o Iraque. Não houve vendas ou embarques para o Haiti pela segunda semana consecutiva.
Todos os transportadores do Golfo (NOLA) estão agora pelo menos parcialmente operacionais. O elevador reserva da Cargill ainda está em reparos, mas pode receber vagões. Os embarques de milho e soja para fora do Golfo estão apresentando melhora – embora o regime de preços ao longo do rio Mississippi tenha se fortalecido muito pouco ou nada desde o furacão Ida.
Há uma série de fatores contrários à valorização causados pelo aumento dos custos de combustível, armazenamento restrito e menos barcaças que se deslocam do Golfo para o norte.