Metade da semana terá chuva no RS

O acumulado oscila entre 30mm e 50mm na Metade Sul e passa dos 70mm na Metade Norte do Estado
.

A última semana foi caracterizada pelo tempo seco e baixa temperatura no Rio Grande do Sul. A forte chuva observada no fim de semana anterior manteve elevada a umidade do solo em todo o Estado. Nas últimas 24 horas, a passagem de uma frente fria trouxe chuva fraca para algumas localidades, com 15 milímetros em Santa Rosa e 10mm em Caxias do Sul. Uma nova massa de ar polar derrubou a temperatura nesta segunda-feira (1º), com mínima de 0,4°C em Quaraí. 

Após a primeira metade da semana com tempo seco e temperatura baixa, a formação de um ciclone extratropical traz chuva e vento forte para todo o Rio Grande do Sul. O acumulado oscila entre 30mm e 50mm na Metade Sul e passa dos 70mm na Metade Norte do Estado.

No fim de semana, a chuva enfraquecerá, mas um novo episódio de precipitação acontecerá a partir da terça-feira (9) da próxima semana. Isto mostra mudança do padrão atmosférico no Rio Grande do Sul. Até então, tínhamos fortes frentes frias, mas que avançavam rapidamente pelo Estado, dando lugar a massas de ar frio que ficavam uma semana sobre o RS. Agora, percebe-se chuva mais persistente e poucos dias de tempo seco entre os episódios.

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste  

Início de semana com tempo seco e temperatura baixa na Fronteira Oeste. Uruguaiana amanheceu com 5°C e Quaraí teve 0,4°C. A partir da tarde da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (45km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 25mm ou 30% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com menos 5°C na região. 

Campanha

Início de semana com tempo seco e temperatura baixa na Campanha. Bagé amanheceu com 7°C. A partir da noite da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (45km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 55mm ou 40% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com menos de 5°C na região.

Central

Início de semana com tempo seco e temperatura baixa na Região Central. Santa Maria amanheceu com 6°C. A partir da noite da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (45km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 40mm ou 25% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com aproximadamente 5°C na região.

Planície Costeira Interna

Início de semana com tempo seco e temperatura baixa na Planície Costeira Interna. Camaquã amanheceu com 8°C. A partir da tarde da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (40km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 35mm ou 25% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com aproximadamente 5°C na região.

Planície Costeira Externa

Início de semana com tempo seco e temperatura baixa na Planície Costeira Externa. a Região Metropolitana de Porto Alegre amanheceu com 8°C e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, com 10°C. A partir da noite da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (45km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 50mm ou 35% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com aproximadamente 5°C na região.

Zona Sul

Início de semana com tempo seco e temperatura baixa na Zona Sul. Jaguarão amanheceu com 6°C. A partir da noite da quinta-feira (4), um ciclone extratropical causa chuva e ventos fortes (60km/h) em toda a Região. O acumulado alcança 35mm ou 30% da média para todo o mês de junho em apenas dois dias. A tendência é de chuva mais frequente a partir daí com novas precipitações por volta de 9 e de 14 de junho. A temperatura mais baixa é esperada entre 11 e 12 de junho, com menos de 5°C na região.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter