Ministério vai revisar zoneamento agrícola do milho, arroz e outras culturas

Pesquisas para atualização dos Zarc serão realizadas pela Embrapa Informática Agropecuária.

O secretário de Política Agrícola, Eduardo Sampaio, e o diretor do departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pedro Loyola, participam nesta terça, 03, em Campinas (SP) de uma reunião que definirá o cronograma de atividades para revisão do zoneamento agrícola de risco climático (Zarc) de 11 culturas. De acordo com Loyola, alguns cultivos não passavam por atualizações de estudos há cerca de três anos e a necessidade foi identificada pela pasta.

Em conversa com o Canal Rural, o diretor explicou que as pesquisas para atualização dos Zarc serão realizadas pela Embrapa Informática Agropecuária. Pesquisadores de outras instituições como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) também participarão dos estudos. Serão revisados os cultivos de milho, milho safrinha, arroz irrigado tropical, cevada, aveia, sorgo, milheto, caju, citros, mamona e melancia.

A previsão de Loyola é de que parte dos zoneamentos atualizados sejam divulgados ainda neste ano. “Todo zoneamento será divulgado com no mínimo 90 dias antes da primeira data de plantio, para que o produtor possa contratar o custeio”, explica. “As revisões dos zoneamentos acontecerão para todo o país. Claro, nas regiões em que essas culturas selecionadas são viáveis”, disse.

Nos próximos dias, o Ministério da Agricultura deverá publicar uma normativa no Diário Oficial da União (DOU) com o planejamento de ações para revisão do zoneamento agrícola de cada cultura.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter