Ministro assina protocolo de uso da água na agropecuária
O documento também prevê que os dois órgãos deverão trabalhar para criar o Centro de Referência de Irrigação, por meio do qual serão desenvolvidas novas técnicas para aplicar em lavouras irrigadas e treinamento para capacitação de pessoal.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), assinam amanhã (15/12), às 10h, termo de cooperação técnica para articular ações relacionadas ao manejo de água na atividade agrícola. O documento também prevê que os dois órgãos deverão trabalhar para criar o Centro de Referência de Irrigação, por meio do qual serão desenvolvidas novas técnicas para aplicar em lavouras irrigadas e treinamento para capacitação de pessoal.
A solenidade de assinatura do termo de cooperação será realizada no auditório da ANA, no Setor Policial Sul, em Brasília. A cerimônia deverá reunir representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre outros órgãos.
Hoje, a agropecuária consome cerca de 82% da água disponível no Brasil. Desse total, a irrigação corresponde a 69%. O País tem 3,5 milhões de hectares irrigados – quase 6% da área cultivada. O sistema de irrigação é usado principalmente na cultura de arroz.