Muito para ver e aprender

 Muito para ver e aprender

Painéis e debates com temas relevantes mantêm auditório lotado

Programação robusta terá temas relevantes e palestrantes de renome

Dentro do tema “Gestão potencializando safras”, a organização da 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas preparou uma programação de alta relevância setorial. O Auditório Frederico Costa receberá palestrantes que apresentarão informações sobre assuntos técnicos, de mercado, gestão, sustentabilidade, entre outros, que promoverão debates qualificados para dar suporte às decisões dos agricultores.

O presidente Alexandre Velho comentou sobre a diversidade na proposta do evento. “Serão vários temas, com painelistas desde produtores, profissionais da pesquisa e nomes que irão agregar informações fundamentais para a condução dos negócios no setor”, salientou.

Entre os destaques, o presidente da Randoncorp, Daniel Randon, e o fundador e gestor da Terra Boa Agrícola, Tiago Librelotto Rubert, que abrirão o programa falando de casos de sucesso em gestão. Samanta Pineda, especialista em sustentabilidade, também participará, fazendo a abertura da programação do segundo dia com o tema “Carbono e o agro”.

A programação contará com o seminário do Programa Duas Safras no dia 23. Além disso, reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz ocorrerá no dia 21. Outros momentos marcantes serão a entrega da Pá do Arroz e o ato simbólico de Abertura Oficial da Colheita, que se realizará ao fim da tarde do dia 22.

FEIRA
Outro setor em expansão é a Feira de Produtos e Serviços, que este ano chega a 150 expositores. Uma variedade de empresas e instituições apresentará portfólios de soluções para a lavoura, desde bancos e consultorias até empresas de gestão, tecnologias e implementos. A programação pode ser conferida no site colheitadoarroz.com.br, assim como as inscrições, que estão abertas e são gratuitas, podem ser feitas pelo mesmo endereço. A expectativa da organização é de um público de 15 mil pessoas, superando as 13,5 mil da edição passada, que contou com visitantes de todo o Brasil e 15 diferentes países.

Questão básica
A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e correalização da Embrapa e do Senar/RS, com patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento também é importante por capitaliza a Federarroz e dar suporte à estrutura e demandas legais, administrativas e setoriais em defesa da orizicultura gaúcha.

Embrapa: a anfitriã do conhecimento

Estande da Embrapa apresentará programação intensa de transferência de tecnologia

Há seis anos a Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão (RS) é a casa da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. A instituição, não por acaso, tem investido para dar a estrutura necessária ao grande evento da produção orizícola das Américas, o qual acomoda mais de 15 mil pessoas durante três dias.

Associada às atividades das vitrinas tecnológicas, a Embrapa apresentará um portfólio diverso de tecnologias genuinamente nacionais e desenvolvidas para os diversos biomas brasileiros, com ênfase na integração entre lavoura e pecuária. Estas áreas serão visitadas no espaço dos roteiros técnicos guiados diariamente, das 7h às 12h. À tarde, o acesso será livre. Já os estandes de expositores no ambiente da Abertura Oficial da Colheita do Arroz agregarão informações complementares sobre os cultivos.

A empresa de pesquisa montou uma força-tarefa multidisciplinar com pesquisadores e conhecimentos gerados em suas unidades de Clima Temperado (Pelotas/Capão do Leão); Trigo (Passo Fundo); Pecuária Sul (Bagé) e Arroz e Feijão (Santo Antônio do Goiás – GO). Também estarão presentes tecnologias da Embrapa Cerrados (DF), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) para atender diferentes demandas dos agricultores, técnicos e estudantes.

“Teremos, além de diversos pesquisadores e cientistas tirando dúvidas, um auditório com intenso programa voltado ao cultivo de arroz e culturas alternativas em terras baixas, ILP e gestão, com material didático e interação com os visitantes”, frisou André Andres, líder do Programa Arroz da Embrapa Clima Temperado.

Cultivares e tecnologias que a Embrapa apresentará
 – Arroz SCSBRS126 Dueto, com Epagri;
– BRS A705, BRS A706 CL, BRS Pampa CL e BRS Pampeira;
– Soja BRS 5601RR e BRS 5804RR;
– Brachiarias BRS Ipyporã, BRS Piatã e BRS Integração;
– Capim-Elefante BRS Kurumi e BRS Capiaçu;
– Cornichão URS BRS Posteiro;
– Capim Sudão BRS Estribo;
– Milheto BRS 1501 e BRS 1503;
– Panicum BRS Tamani, BRS Quênia e BRS Zuri;
– Sorgo Granífero BRS 373, BRS Ponta Negra e BRS 716 Biomassa,
– Trevos Branco BRS URS Entrevero e Vermelho URSBRS Mesclador;
– Sistema sulco-camalhão;
– Máquina de plantio de mudas Topa Tudo;
– Palestras, painéis e interação com especialistas.
Fonte: Embrapa Clima Temperado

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter