Na cozinha do Tio Sam
Parboilizado brasileiro
tem isenção do imposto
de importação nos EUA
.
Por essa quase ninguém esperava: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sancionou em março uma lei que favorece a exportação de arroz parboilizado brasileiro para o mercado daquele país. O projeto de lei que renova o programa do Sistema Geral de Preferências (SGP) é válido até 31 de dezembro de 2020 e estabelece que o importador norte-americano que comprar arroz parboilizado brasileiro estará isento de pagar o imposto de importação de 11,2%.
Nos três primeiros meses de 2018 o Brasil aumentou em 60% suas vendas para os Estados Unidos, país que já é o 10º mais importante na pauta de exportação da cadeia produtiva nacional. Foram 31,5 mil toneladas (base casca). Para Elton Doeler, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Arroz (Abiarroz), a medida fortalece a competitividade nacional no mercado dos EUA. “A qualidade do nosso produto é reconhecida pelos compradores e consumidores internacionais e a isenção do tributo torna-se um diferencial importantíssimo”, afirma.
Desde 2015 o Brasil exporta, em média, 20 mil toneladas de arroz por ano para os Estados Unidos (base casca), das quais, 9 mil toneladas de parboilizado. Gustavo Ludwig, gerente do projeto Brazilian Rice, que coordena as ações de promoção do arroz brasileiro junto aos importadores norte-americanos e mundiais, destaca a aproximação desta iniciativa como parte de uma estratégia reforçada pelo SGP, benefício concedido pelos Estados Unidos a países em desenvolvimento.
Renovada por mais três anos, a isenção alcança a indústria brasileira em momento de amadurecimento da cadeia produtiva no mercado externo e promete ajudá-la a alçar novos voos. Pelo menos até a cozinha do Tio Sam.
FIQUE DE OLHO
Embora o inglês Eric Huzenlaub tenha se associado ao americano Gordon L. Harwell para fundar, em 1940, nos Estados Unidos, a Converted Rice Inc., primeira empresa a utilizar a parboilização do arroz, hoje é o Brasil quem domina o processo e detém a tecnologia mais avançada do mundo. Não é por acaso que o produto alcança entre 25% e 30% do mercado consumidor brasileiro.
QUESTÃO BÁSICA
Parboilizado: o nome vem do inglês parboiled, que junta partial e boiled para expressar a ideia de parcialmente fervido. Parboilizar é imergir o arroz em água aquecida acima de 58 ºC. Esse processo, seguido da gelatinização e secagem do grão, faz com ele mantenha nutrientes do integral (vitamina B, magnésio, fósforo e potássio) e ainda cozinhe um pouco mais rápido que o tradicional arroz branco.