O caminho do arroz
Historiadores indicam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz cultivado, mais precisamente no sul da China, onde há lavouras de pelo menos 7 mil anos.
No Século 7, o cereal foi levado à Europa pelas mãos dos árabes. De lá chegou ao Brasil trazido pelos portugueses. O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, vital para a segurança alimentar e uma das principais fontes de energia e veículo de vitaminas e minerais para dois terços da população mundial – países em desenvolvimento, onde é base alimentar.
A cultura do arroz engloba um sistema sofisticado de conhecimentos desde a lavoura até a mesa.
No Brasil, as formas de cozimento do arroz atualmente revelaram uma grande ligação com a África, pois o arroz soltinho é uma característica dos consumidores daquele continente, que no seu preparo tinham o costume de queimar o arroz, formando uma casca e/ou crosta, possibilitando que o arroz do centro permanecesse solto. Esta crosta era umedecida pelas mulheres para servir de refeição rápida para as crianças.
No período colonial, o cozimento do arroz era tradicionalmente executado pelas mulheres, que não utilizavam gordura animal. Isso sugere que a tradição culinária de cozimento veio através dos escravos.
Outras formas de preparo, de forte influência africana, são o baião de dois, o arroz de cuxá (com folha de vinagreira) e o acaçá (espécie de bolo de arroz moído em pedra, fermentado ou não, cozido em ponto de gelatina consistente e envolto, enquanto quente, em folhas verdes de bananeira).
Em toda a América, o método de cozinhar o arroz seguiu o estilo africano, favorecendo as variedades de grãos médios a longos, que se separam ao cozinhar.
RECEITA DO MÊS
Arroz caramelo
CATEGORIA SOBREMESA
INGREDIENTES
* 1 e ½ litro de leite
* 1 xícara de arroz branco ou japonês
* 3 xícaras de açúcar
* 2 ovos
*Cravo/Canela em casca/Canela em pó a gosto
* 300 g banana
PREPARO
Numa panela, coloque duas xícaras de açúcar, caramelize, acrescente o leite e mexa até dissolver o caramelo do fundo da panela. Acrescente o arroz, mexendo de vez em quando para não grudar. Coloque cravo e canela em casca, quando o grão do arroz estiver macio, acrescente a gemada feita com ovos (bata primeiramente as claras, quando estiverem em neve acrescente as gemas e o açúcar restante. Bata bem) mexendo sempre até ficar bem cremoso. Coloque as bananas picadas para dar uma cozinhada rápida. Polvilhe com canela em pó.
Arroz japonês – Conhecido também como cateto, tem grande quantidade de amido. Deixando de molho durante meia hora antes de ser cozido, acelera o cozimento.