O chefe
O pesquisador Clenio Pillon assumiu em dezembro último o cargo de chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas (RS). A solenidade contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, e do presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e foi também prestigiada por autoridades políticas e setoriais do estado e da região. Pillon é doutor em Ciência do Solo e está na Embrapa Clima Temperado desde 2003 – antes atuou quatro anos na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC). Ocupou também o cargo de chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento.
O vice
O experiente César Gazzaneo, secretário do Sindarroz-RS, assumiu a vice-presidência de orizicultura da 17ª Feira Nacional do Arroz. Natural de Cachoeira do Sul, Gazzaneo emprestará seus conhecimentos para que a feira retome o foco nas questões técnicas e tecnológicas do arroz. Entre as primeiras medidas consolida a realização de um Fórum Internacional da Cadeia Produtiva do Arroz, com rodada de negócios e foco na comercialização do grão, insumos e equipamentos, bem como a profissionalização e troca de informações entre os agentes desta cadeia produtiva. Gazzaneo, radicado há muitos anos em Porto Alegre, vê esta como uma forma de colaborar com um evento importante do setor e ao mesmo tempo com sua terra natal.
O comandante
Faleceu no dia 2 de fevereiro o empresário e agropecuarista Milos da Cunha Schneider, aos 73 anos. Schneider era sócio do Engenho Brasil, um dos maiores da América Latina na década de 60, e presidiu o Sindicato da Indústria do Arroz do Rio Grande do Sul entre os anos de 1987 e 1995, quando a sede, que era em Cachoeira do Sul, passou a ser em Porto Alegre. Em suas propriedades em Candelária e Cachoeira do Sul dedicava-se à pecuária e ao plantio de arroz. Ele foi ainda vice-presidente social da Fenarroz.