O homem da água

 O homem da água

Pesquisador Hector Ramirez, especialista em manejo de água

Hector Ramirez é um dos personagens mais importantes do programa desenvolvido pelo Irga para aumentar a produtividade de arroz no Rio Grande do Sul. O paraguaio tem 48 anos e desde 1996 está no Brasil pesquisando e orientando produtores sobre a melhor forma de manejo de água. Antes de vir para o Rio Grande do Sul, Ramirez trabalhou na Colômbia, no Centro Internacional de Agricultura Tropical. O paraguaio observa que na Colômbia os produtores de arroz fazem naturalmente duas safras de arroz por ano, uma vantagem proporcionada pelo clima. “Algumas propriedades chegam a fazer cinco colheitas em dois anos”, comenta ele. Hector Ramirez é natural da cidade de General Artigas, região de fronteira entre Argentina e Brasil. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Nacional de Assuncion, fez mestrado e doutorado na Universidade Federal de Pelotas. Em setembro passado, Ramirez encerrou sua participação no Projeto 10 e retornou para o Paraguai, onde irá plantar sua própria lavoura, mas continuará prestando assistência a produtores de arroz.

O embaixador do arroz

O agrônomo Francisco Schardong, vice-presidente da Farsul, assumiu no final de outubro ad presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz. O órgão foi criado para ser o principal fórum de discussão e defesa nacional dos interesses dos setores de produção, beneficiamento e comercialização do arroz. Experiente articulador político e conhecedor dos assuntos envolvendo a orizicultura, Schardong tem como principal desafio a busca imediata de mecanismos de comercialização da safra 2004/2005. Segundo Schardong, a revisão nos acordos do Mercosul é uma das primeiras ações cobradas do Governo Federal visando estabelecer uma salvaguarda quanto à entrada de arroz dos países vizinhos. 

Perfil 

Francisco Lineu Schardong tem 57 anos e é natural da cidade gaúcha de Triunfo, onde já foi prefeito (1993-1996), vereador (1988-1992) e presidente do Sindicato Rural por nove anos. Quando ocupou o cargo de prefeito, Schardong foi diretor da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e idealizou a comissão de agricultura dessa instituição. Na Federação dos Agricultores do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Schardong participa há 18 anos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter