O Irga na Rice Market & Technology Convention 2016

Autoria: Tiago Sarmento Barata – diretor comercial do Irga.

Organizado pela Associação dos Produtores de Arroz dos Estados Unidos (US Rice Producers Association), o Rice Market & Technology Convention pode ser considerada a mais importante convenção do mundo sobre mercado de arroz neste ano. Em sua quinta edição, realizado neste ano na cidade de Houston, no Texas, o evento contou com aproximadamente 500 participantes, representando mais de 250 empresas ligadas à cadeia produtiva mundial do arroz.

No primeiro dia em Houston, ao anoitecer, participamos de um coquetel de boas-vindas da Convenção; oportunidade de relacionamento com operadores do mercado internacional do arroz.

No segundo dia (1º de junho), assistimos palestras nos turnos da manhã e tarde, entre as quais destacamos as exposições do Dr. Robert Ziegler, ex-presidente do International Rice Research Institute (IRRI), e do Sr. Milo Hamilton, analista de mercado internacional de arroz e presidente da empresa Firstgrain.

Com enorme experiência na condução de projetos de pesquisa e extensão do arroz nos continentes africano e asiático, Dr. Ziegler declarou acreditar no potencial de crescimento da produção de arroz nos países da América do Sul, apostando que este continente terá maior participação no suprimento da demanda mundial do cereal. Já na apresentação do Sr. Hamilton, a mensagem central foi de que o acesso à água tende a ser o fator direcionador do mercado mundial de arroz no futuro próximo. Enaltecendo, portanto, que o manejo sustentável de recurso deve passar a ser o grande objetivo dos players internacionais.

O terceiro dia do evento foi também composto por palestras. Mercados importantes para o arroz brasileiro foram discutidos. Assistimos palestras sobre os mercados argentino, colombiano, cubano, chileno, indiano e norte-americano. Tivemos ainda a participação do meteorologista brasileiro Marco Antônio dos Santos que, com a introdução do presidente do Irga, Sr. Guinter Frantz, traçou as perspectivas climáticas para as principais regiões produtoras.

No quarto e último dia da convenção, participamos de um tour ao estado de Louisiana, importante produtor de arroz dos Estados Unidos. Apesar das condições climáticas adversas (muita chuva e ameaça de tornado na região) visitamos o porto de Lake Charles, considerado o principal canal de exportação de arroz a granel dos Estados Unidos. Encravado numa das principais regiões produtoras do país, Lake Charles é estratégico por estar próximo a importantes destinos das exportações, em especial o México, e tem uma infraestrutura bastante moderna, possibilitando o recebimento da carga por trens e o carregamento dos navios em até mil toneladas por hora. Estava programa a visita a uma lavoura consorciada com o cultivo de crawfish, mas esta visita foi cancelada em razão das fortes chuvas que ocorriam no momento.

Por fim visitamos a estrutura logística de uma cooperativa de 150 produtores locais. Trata-se de um terminal logístico construído pelos produtores há três anos visando a exportação de arroz em casca para o México. O terminal permite o recebimento do produto por caminhão e carregamento dos trens de forma extremamente ágil e preservando a qualidade física dos grãos.

Enfim, além de promover o arroz brasileiro, a participação neste evento foi uma valiosa oportunidade de aprendizagem e de ampliação de relacionamentos. Paralelamente às atividades da convenção, tivemos oportunidade de nos reunir com operadores do mercado mexicano, buscando a concretização do acordo comercial Brasil-México e iniciamos a negociação de uma aliança estratégia entre Irga e Irri (mais importante centro de pesquisa do arroz no mundo).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter