O melhor de 2005
O Brasil descobre o caminho das exportações.
O melhor notícia de 2005 para o mercado do arroz brasileiro foi a consolidação de um recorde nas exportações de arroz. O Brasil exportou 169,84 mil toneladas de arroz – em todas as categorias – em 2005. De todo este volume, 157,4 mil toneladas são de quebrados de arroz. No ano comercial 2005/06, as exportações ultrapassam as 230 mil toneladas de arroz base casca, atingindo com folga a meta de exportar 150 mil toneladas em todo o ano comercial, o qual se estende até fevereiro/06.
O consultor da empresa Safras & Mercado, Aldo Lobo, diz que graças aos preços baixíssimos praticados no Brasil e à demanda internacional, está sendo possível exportar quebrados e também alguma coisa de arroz parboilizado e beneficiado. “Porém, tudo indica que em 2006 o Brasil terá mais dificuldades como exportador”, explica. A queda do dólar e mesmo a redução da produção interna podem influenciar.
Apesar destes fatores, há quem veja possibilidades infinitas para o Brasil no mercado internacional. “O mais difícil foi feito. O setor encontrou nichos de mercado e faz um grande esforço para conquistar mercado. Se houver condições de uma mínima margem de lucro ou de um ganho futuro, o esforço será mantido”, explica Marco Aurélio Tavares, diretor da Federarroz.
Questão básica
A estimativa das indústrias é de que o Brasil alcance um volume de exportação próximo de 300 mil toneladas (base casca). A Conab, no entanto, projeta 400 mil toneladas, considerando o ano-safra (março/04 a fevereiro/05).