O mundo em Porto Alegre

Conferência internacional
trará alguns dos maiores
cientistas em arroz a
Porto Alegre (RS)
.

Alguns dos principais cientistas em desenvolvimento, manejo e pragas de arroz estarão em Porto Alegre entre os dias 23 e 26 de fevereiro do ano corrente para participarem da XII Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e Caribe. O evento acontecerá no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e a conferência de abertura estará a cargo de Robert ‘Bob’ Zeigler, diretor-geral do Instituto Internacional em Pesquisas de Arroz (Irri), das Filipinas, que falará sobre a visão global para o futuro no setor de pesquisas orizícolas.

O arroz é o alimento básico na dieta dos povos latino-americanos e uma importante fonte de renda para milhares de agricultores neste continente. Desde o ano de 1976 é realizado esse encontro para discutir o desenvolvimento tecnológico e identificar novos desafios e oportunidades. É também um encontro para compartilhar conhecimento e experiência em torno do cultivo do arroz.

A XII Conferência Internacional de Arroz é organizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar, na sigla em espanhol), Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat, com sede na Colômbia) e Aliança Global para a Pesquisa do Arroz (Grisp, na sigla em inglês). Além dos palestrantes, estarão presentes centenas de especialistas de todo o mundo para discutir temas relacionados com a pesquisa e a produção de arroz no continente americano.

O tema central é “Horizontes para a competitividade”. Nesse contexto, será abordado o conhecimento atual e a contribuição da pesquisa em melhoramento genético, manejo da cultura e mudanças climáticas. Também serão discutidas as oportunidades de mercado e as parcerias para a competitividade da cadeia do arroz na América Latina. O encontro dos agricultores e cientistas também será uma ótima oportunidade para celebrar o 20º aniversário da Flar, que é uma parceria de vários países latino-americanos e tem promovido pesquisa, desenvolvimento e cooperação internacional no cultivo do arroz.

QUESTÃO BÁSICA
As atividades da conferência serão concluídas no dia 26 de fevereiro, coincidindo com o tradicional Dia de Campo em Arroz Irrigado promovido pelo Irga em sua estação experimental do arroz em Cachoeirinha (RS). Para isso, foram preparadas pelos cientistas do instituto áreas específicas sobre temas relevantes não apenas para a orizicultura gaúcha, mas também do continente. Serão nove estações abordando fertilização, variedades e manejo de irrigação e de soja em várzea, entre outros.

Mais informações em http://www.conferenciaarroz2015.com.br

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter