O poder da casca
Termelétrica de
São Sepé investe
R$ 60 milhões e
abastecerá 30 mil domicílios gaúchos.
A casca de arroz será a fonte de energia da Usina Termelétrica de São Sepé para o abastecimento de 30 mil domicílios – empresas e residências. Após dois anos em obras, a empresa, que queimará a casca para gerar o vapor que movimentará uma turbina, foi inaugurada no final de dezembro, num investimento de R$ 60 milhões. As operações comerciais da usina na região central começaram em janeiro de 2019.
A termelétrica é um empreendimento da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai (Creral) e de mais quatro associadas. A unidade tem potência de 8 megawatts, o que deve suprir a demanda de uma população de 100 mil a 120 mil pessoas, quase cinco vezes a população sepeense, de 24 mil habitantes.
Toda a energia gerada pela empresa foi negociada em um leilão por 20 anos para 28 distribuidoras de todo o país. Lançada no Sistema Interligado Nacional (SIN), o consumo físico será no sistema elétrico regional via subestação de Formigueiro (RS). Serão consumidas 20 cargas de 100 metros cúbicos de casca de arroz por dia, ou 70 mil toneladas por ano.
O aproveitamento da casca de arroz será integral. A cinza que sobra da queima será usada por uma empresa de calcário da região para a produção de cal mista. A usina vai empregar cerca de 30 pessoas. Na construção, teve mais de 500 empregados.