O presidente

 O presidente

O pesquisador do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Sergio Gindri Lopes, foi eleito o novo presidente da Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai). A eleição aconteceu em Pelotas durante o 5º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Lopes é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Agronomia também pela UFRGS. O próximo Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado será em 2009, em Porto Alegre. 

 

O diretor

Considerado um dos principais responsáveis pelo êxito do Projeto 10/RS, que elevou a produtividade do arroz no Rio Grande do Sul e estabeleceu novos critérios de manejo e extensão rural na lavoura, bem como busca a redução dos custos de produção, o pesquisador Valmir Gaedke Menezes foi nomeado diretor-técnico do Irga, até 2010. Menezes integrava lista tríplice de candidatos eleitos pelo conselho do Irga. O pesquisador é engenheiro agrônomo com especialização em Planejamento e Desenvolvimento Agrícola pela FGV e mestrado em Fitotecnia pela UFRGS. Como diretor técnico, tem sob sua responsabilidade aplicar a segunda etapa do Programa Arroz RS, cujos desafios vão muito além do aumento da produtividade. Na lavoura de arroz é consenso que o cargo está nas devidas mãos. Maurício Miguel Fischer, que era o diretor-técnico, é o atual presidente do Irga. O diretor administrativo, Sérgio Irineu Marocco, foi reconduzido ao cargo.

 

A rainha

A 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz já tem suas soberanas. No dia 5 de outubro, após a Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz, com a presença da governadora gaúcha, Yeda Crusius, produtores e autoridades, a sociedade arrozeira reuniu-se no Jockey Club de Porto Alegre para eleger sua rainha, entre 10 concorrentes representando associações arrozeiras. A vencedora do certame de beleza e conhecimentos gerais sobre a orizicultura foi a representante da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, Gabrielli Machado Spat. A estudante teve a companhia da primeira-princesa, Anelise Gazzaneo Carlos, representante de Cachoeira do Sul, a segunda-princesa, Daniele Moraes da Costa, de Alegrete, e Natália Deutschmann Machado, de Santo Antônio da Patrulha, eleita a garota simpatia. As soberanas irão acompanhar a executiva da Federarroz e do Irga nas atividades referentes à 18ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter