Otimização de terras baixas será tema do Dia de Campo Embrapa-Irga

Uma novidade no evento será a presença da Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), que apresentará a Soja BRS 6203 RR, uma nova cultivar de soja para a Metade Sul do estado, voltada para uso em terras altas.

Será realizada na próxima semana, quarta-feira (22/02/17), no horário da manhã, mais uma edição do Dia de Campo Regional do convênio Embrapa/Irga, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). O objetivo do Dia de Campo é mostrar, além da tradicional cultura do arroz, alternativas econômicas e novas tecnologias para a utilização das terras baixas, possibilitando ao produtor um melhor aproveitamento destas áreas. Nesta edição também serão abordadas tecnologias desenvolvidas para terras altas. No evento serão apresentados resultados dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos por meio de um convênio entre as duas instituições, Embrapa e Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga).

No Dia de Campo, estarão sendo discutidos diversos temas, como Novas cultivares de arroz e soja; Protetores de sementes para arroz e soja; Novas alternativas de manejo de água para arroz irrigado; Sistema Intensivo de pastagem e Integração Lavoura-Pecuária. De acordo com o analista da Embrapa Pecuária Sul Marcelo Pilon, serão apresentados no evento os resultados atuais obtidos nas áreas de várzea que podem servir como possibilidade de otimização à cultura do arroz, buscando agregar mais renda ao produtor.

A Embrapa Pecuária Sul terá duas estações no evento. Uma delas, apresentada pelo pesquisador Gustavo Trentin e o analista Marcelo Pilon, vai discutir a Integração Lavoura-Pecuária, em terras altas, atividade que pode ser ainda mais explorada com distintas épocas de dessecação da pastagem. A outra estação vai apresentar o tema Sistema Intensivo de Pastagem, discutido pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Márcia Silveira. Segundo a pesquisadora, a ideia é discutir o uso do capim-sudão BRS Estribo em áreas dessecadas e não dessecadas de várzea.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), mais uma vez participará do evento, trazendo o tema Novas Alternativas de Manejo de Água para Arroz Irrigado, através do uso reduzido de fornecimento de água. Também será apresentada uma vitrine com as novas cultivares de arroz da Embrapa. Uma novidade no evento será a presença da Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS), que apresentará a Soja BRS 6203 RR, uma nova cultivar de soja para a Metade Sul do estado, voltada para uso em terras altas.

A estação do Irga abordará o assunto Cultivares de Arroz e Linhagens Promissoras, apresentada pelo pesquisador do Instituto, de Cachoeirinha, Oneides Avozani. Outras novidades também serão apresentadas, como o Uso de Politubos para Irrigação em Arroz e Soja, que poderão ser conferidos nas estações da Delta Plastics. Segundo Juliano Brum de Quevedo, responsável pelo 24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, esta parceria trará ao Dia de Campo uma boa oportunidade para que o produtor conheça estas tecnologias, ainda pouco conhecidas e utilizadas na região. O evento conta com o patrocínio da Syngenta, Delta Plastics e Irga e o apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter